⁠"Quem dita o ritmo da batalha é... BrianRonin

⁠"Quem dita o ritmo da batalha é quem está vencendo." Ouvi isso uma vez, talvez de Miyamoto Musashi. O mais impressionante é que isso se aplica não só... Frase de BrianRonin.

⁠"Quem dita o ritmo da batalha é quem está vencendo." Ouvi isso uma vez, talvez de Miyamoto Musashi. O mais impressionante é que isso se aplica não só a batalhas, mas também à economia ou até discussões. Vamos chamar isso de "X". O essencial é não ser influenciado ou apenas reagir ao X, mas agir por conta propria. Muitas vezes, agir de forma oposta ao X pode mostrar que você está no controle do ritmo, o que significa, teoricamente, que você está vencendo.

Claro, isso não é uma regra absoluta. Se X for mais forte, ele pode vencer, mas o importante é ter essa consciência. Quando X reage a você, assumindo o ritmo que você impôs, significa que você está no comando. Nesse ponto, você pode até inverter o ritmo novamente para confundir, já que agora ambos estão alinhados no mesmo compasso.

Na prática, isso se traduz em atitudes ofensivas ou defensivas. Na economia, por exemplo, se todos estão comprando desenfreadamente, aja com cautela; se todos estão vendendo, compre com confiança. É o princípio de "vender no topo e comprar no fundo".

Nas discussões, o mesmo vale: quando o outro está na ofensiva, seja passivo; quando ele recuar, ataque – se achar necessário. Afinal, você dita o ritmo de X. Só não exagere: leve isso como uma ferramente poderosa, não uma religião absoluta.