⁠Portugal No ano 711 entram, pelo... HELDER DUARTE

⁠Portugal

No ano 711 entram, pelo estreito de Gibraltar, os Berberes do norte de África, entram na Península Ibérica. Eles vinham comandados por Tarique. Assim os defensores do Islamismo entraram em toda a Espanha, onde o Apóstolo Paulo tinha estado no primeiro século da era cristã. Os reinos dos Visigodos, que existiam, foram abalados, com a entrada deste povo Muçulmano.

Foi neste contexto que se formou Portugal. Pois o Rei de Leão, pediu ajuda à França. Que enviou 2 cavaleiros Franceses à Espanha por volta do fim do século XI. Foram eles os cruzados: Conde D. Raimundo e o Conde D. Henrique. Afonso VI de Leão recompensou, estes dois Templários do seguinte modo: a Henrique de Borgonha deu sua filha, Dona Teresa por mulher e um reino a sul da Galiza, Reino de Portucalen. Ao Conde D. Raimundo, deu em casamento, sua filha Dona Urraca e parte do território da Galiza.

O Conde D. Henrique foi pai do príncipe Afonso Henriques, filho Dona Teresa. Morrendo D. Henrique de Borgonha. Ficou como regente do reino de Portucalen, Dona Teresa. Dona Teresa, sempre fez tudo para tornar o reino de Portucalen fazendo parte do reino de Leão. Já seu filho Afonso Henriques, seguiu a política de seu pai, ( Tornar Portucalen independente de Leão). Assim sendo, com o Apoio da Nobreza de Portucalen, no ano 1128, avança numa batalha contra sua mãe. Depois de ganhar esta batalha ( Batalha de São Mamede), aos poucos, vai tornando Portucalen cada vez mais independente. Assim nasceu Portugal, neste processo de reconquista cristã aos mouros. A reconquista tinha sido iniciada por Plágio, apartir das Astúrias.