"Teme a Deus, e guarda os seus... R_Drigos
"Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem." A declaração realizada por Salomão o rei mais sábio de toda história resume o sentido da vida. Visto que, na jornada da vida a reflexão entre a nossa chegada e partida iŕa ansiar por respostas. É evidente, que esse questionamento não se resume apenas em ciência. Mas, também pelo reencontro espirutual com Deus.
Em primeiro momento, é oportuno dizer que a ciência não é inimiga da religião. O objetivo da ciência é produzir verdades discutíveis e não verdades inquestionáveis. Ja o da bíblia tem o propósito de mostrar o caráter imutável de Deus e ensinar o amor.
Indo direto ao ponto, existem duas vertentes majoritárias que falam sobre a criação do mundo: o Evolucionismo e o Criacionismo.
A teoria da evolução propõe que os seres humanos se desenvolveram a partir de formas de vida primitivas. Essa abordagem é amplamente divulgada por meio de filmes, o que dificulta questionamentos por apresentar uma explicação simplificada com apoio de efeitos visuais. Contudo, ao examinar as evidências que apoiam o modelo de Darwin, percebe-se que as amostras não são tão evidentes. Algumas pesquisas se baseiam em fragmentos isolados de fósseis, o que abre espaço para interpretações subjetivas. Um exemplo é o fóssil de Lucy, da espécie Australopithecus, descoberto por Donald Johanson e que está no Museu de Paleontologia de Michigan. Isso ilustra que as reconstruções artísticas podem ser mais variadas do que as certezas científicas. As representações de Lucy em museus variam bastante. Apesar da aparente solidez dessa teoria, a ciência ainda não conseguiu comprovar que os humanos descendem de um ancestral comum com os macacos, como é sugerido pelo evolucionismo.
Em contrapartida, a teoria do criacionismo defende a existência de um ser Divino responsável pela criação do ser humano. Essa informação está presente no livro de Gênesis, atribuído a Moisés. A Bíblia cristã é composta por uma coleção de textos escritos por pessoas que tiveram inspiração divina. Ela também contém importante relatos de eventos históricos. Um exemplo disso é o redescobrimento da Mesopotâmia, no Século XIX, localizada no atual Iraque entre os rios Tigre e Eufrates, que menciona o império Assírio, mesmo na ausência de documentos que comprovassem tais fatos até então. Alguns críticos consideram essa narrativa bíblica como uma história mitológica. Vale ressaltar que esse acontecimento ocorreu em um período em que o foco não estava no ensinamento religioso, mas sim na coleta de artefatos históricos destinados a museus ou colecionadores particulares.
Indubitavelmente, as áreas da ciência, filosofia e religião serão melhores compreendidas quando o ser humano compreender a sua importância e pequenez nesse mundo. E ao entender a autoritade do seu Criador e o significado do amor deixado nas escrituras sagradas o homem encontrará o propósito da vida.
#Reflexão - @R_Drigos (Goiânia, 11/2024).