⁠A Arte dos Maus Políticos A arte ou... Rama Amaral

⁠A Arte dos Maus Políticos A arte ou a ciência de governar, gerenciar ou administrar acontece porque existem população, pessoas, comunidades... Quando organizad... Frase de Rama Amaral.

⁠A Arte dos Maus Políticos



A arte ou a ciência de governar, gerenciar ou administrar acontece porque existem população, pessoas, comunidades... Quando organizado, povo. Porém, quando começam as eleições o povo denominado povo pelo próprio povo e por pleiteadores dos votos desse povo, tornam-se gado, massa de manobra. Estes últimos, os chamados candidatos, sabem que esse povo não passa de uma “maria vai com as outras”, maria com letra minúscula mesmo”, daí você discernir que para onde vai a massa, é lá que estará a "galinha dos ovos de ouro", que o candidato ou a candidata uma vez eleita ou eleito, atenderá com privilégios, aos interesses de poucos, restando à embriagada massa, a esperança de uma outra esperança ás eleições vindouras.

Por isso, que muitas vezes, você vai escutar da maioria: “eu ajudei fulano ou fulana de tal na caminhada, mas quando partiu o bolo fiquei apenas com os farelos”, quando outras pessoas, nem os farelos viram desse bolo, embora tivessem colaborado com os esforços e com os ingredientes desse bolo.

Desse contexto de privilégios, interesses, mentiras e enganações perduram os grupinhos sustentadores de malandros e maus políticos, estes para manter suas mesas fartas, contas bancárias e mordomias próprias e a dos familiares, facilitam à permuta que pessoas que apoiam suas idiossincrasias, fiquem com fatias do bolo, sintetizando a laica política num jogo de interesse político insano e medíocre. Por isso os gravetos, comedores de poeiras se revoltam. Por isso, as cabeças pensantes, progressistas e de ideias boas, claras e futuristas não serem ouvidas. Por isso, os bons políticos não terem espaços. Por isso, os melhores funcionários ou até parte dos apoiadores serem ofuscados. E assim os maus políticos “...vão passando como os filhos do Deus bom...” e vocês ou nós, vamos passando “...como os filhos do Deus mal...”

Contudo, como na política existem a politicagem, os politiqueiros, atores e palhaços, o “pão e o circo”, para não sairmos tristes do espetáculo e deixar o cenário visto apenas com uma visão fúnebre, é preciso aplaudir tudo que fazem, pois num mundo onde o que impera é o fingimento, dinheiro, influência, fama e poder, saber negociar o que você ainda dispõe de mais importante para se posicionar como um(a) cidadão(a) armado(a), o(a) ajudará a conseguir o que você quer.

Rama Amaral