ARTE NAÏF, ENCANTAMENTO, CORES,... Militão dos Santos
ARTE NAÏF, ENCANTAMENTO, CORES , INGENUIDADE, CONCEITOS E DIVAGAÇÕES
Os artistas Naïfs, com sua criatividade e imaginação, foram criados por Deus para ignorarem a escuridão da existência humana. Eles criam através da magia extraordinária dos seus pincéis e tintas coisas belas e felizes, nos dando uma excelente visão do mundo sem abrir mão do equilíbrio e verossimilhança, em uma verdade ainda mais profunda de calma, paz, cura e redenção.
E como é agradável portar-se diante das obras coloridas desses artistas que dominam suas expressões a ponto de permitir-se uma estética cuja conseqüência é relaxar o observador e deixa-lo à vontade para perceber a obra em sua especificidade, tomando consciência das relações que com ela desenvolve.
O artista naïf materializa na sua arte os seus reais pensamentos e sentimentos, eternizando no espaço e no tempo os significados para o mundo das suas palavras e das suas emoções.
A arte, em todas as formas de expressão, me fascina, me encanta, transcende a minha surdez, traz um colorido especial a minha vida, traz luz ao meu mundo silencioso e faz pulsar intensamente o meu coração vibrando em um compasso harmônico e em uma sintonia inenarrável.
A arte é a expressão mais doce e suave, mais sublime do momento de cada artista, que se perpetuará no tempo, que se eternizará, levando a todos o sentimento e a energia de cada um por meio das suas criações.
A arte para mim é a minha vida, onde se exulta a felicidade e o amor que se expressam por meio de suas cores vibrantes e que se entrelaçam em perfeita simetria.
Deixarei meu legado para gerações futuras, marcas de minha existência terrena e a demonstração de que, como protagonistas nesse grande espetáculo que é a vida, todos devem deixar fluir a criança que reside dentro de cada ser".
Militão dos Santos