A sociedade oprimida dá aulas com... Blily
A sociedade oprimida dá aulas com maior vigor e aprendemos a ter vigor assim no trabalho. Enquanto Paulo Freire submete-se a três emendas para a democracia (comida, trabalho e escola), Darcy Ribeiro em três esferas (família, sociedade, política). As áreas rurais vão se estabelecendo cidades (85% no Brasil), pois, ao invés de aprender, no turismo, se ensina os vícios da falta de natureza, resumindo-se, apenas, ao ato de ter filhos e vê-los crescer com naturalidade, as mulheres têm mais padrão sobre isso. Como toda forma de subsistência é aflita ao sistema, isso desaparece. Experimentem criar galinhas na garagem e reciclar o lixo, já é uma forma de lida, diferente de hobby.
As etnias sem tanta importância natural, se resumem ao trabalho, como destaca Maria Conceição Tavares, quando diz que Japão e Alemanha tem esse poder, mas perderam a Guerra, por óbvio não é o sentido que se deve ao mundo. Por angústia, as matérias primas devem ser protegidas enquanto fazem dano ao meio ambiente, esse é o papel protecionista que deve ser dado aos países em desenvolvimento, um maior envolvimento.
Ter o tino que já é o time de defender as mazelas que a cultura reserva se resume em 5 lutas principais, na ordem que outrem consiga dar... feminismo, racismo, povos originários, povos tradicionais e comunidade LGBTQIA+, isso é bem mais envolvente e menos revoltante que a vida ordinária que o mundo nos impõem.