A Bíblia nos ensina a praticar o... Matheus Marcondes de Souza
A Bíblia nos ensina a praticar o amor e a bondade mesmo em situações desafiadoras, independentemente de como os outros nos tratam. Essa atitude reflete o caráter de Deus e Seus mandamentos.
Mateus 5:43-48 (NVI):
"Vocês ouviram o que foi dito: 'Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo'. Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque Ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos. Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa vocês receberão? Até os publicanos fazem isso! E se saudarem apenas os seus irmãos, o que estarão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso! Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês."
Lucas 6:35 (NVI):
"Mas amem os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles, sem esperar receber nada de volta. Então, a recompensa de vocês será grande e vocês serão filhos do Altíssimo, porque Ele é bondoso para com os ingratos e maus."
Romanos 12:20-21 (NVI):
"Ao contrário: 'Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele'. Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem."
1 João 4:7-8 (NVI):
"Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor."
Efésios 4:32 (NVI):
"Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo."
Essas passagens nos lembram que a prática do amor e da bondade vai além de nossos sentimentos ou das atitudes dos outros. Amando até mesmo aqueles que não nos amam, somos um testemunho do amor incondicional de Deus e cumprimos Seus mandamentos. Isso reflete o caráter transformador de Cristo em nossas vidas, à medida que buscamos imitar Seu amor sacrificial por todos.