Pombas e Serpentes Simples como as... Marcelo Rissma
Pombas e Serpentes
Simples como as pombas e prudentes como uma serpente. (Mt 10.16-23).
Jesus está prestes a enviar seus discípulos para uma missão nesse mundo caído repleto de lobos. Os lobos são cruéis e as ovelhas são desamparadas. Os lobos são astutos e as ovelhas são simples.
Então, como essas ovelhas poderiam sobreviver? Elas precisariam aprender com duas outras criaturas: serpentes e pombas.
Então, Jesus segue dizendo para os Seus discípulos para eles serem “simples como as pombas”. A palavra simples aponta para algo “sem maldade, puro, livre de malícia”. Eles enfrentariam perigos, como ovelhas no meio de lobos, mas não deveriam abrir mão de atitudes corretas para enfrentar essas dificuldades.
E que eles também fossem "prudentes como a serpente".
A palavra prudente aponta para "inteligência, atento, sabedoria, diligente". Assim como a serpente (animal) tem todas essas características que trazem a ela mais segurança para escapar de seus predadores e das puxadas de tapetes, os discípulos também deveriam buscar essa característica enquanto estavam em missão.
Observem que o Apóstolo Paulo ecoa muito bem essa orientação de Jesus quando ele diz a igreja dos Romanos: "quero que sejais sábios para o bem e inocentes para o mal" (Rm 16.19).
Escute outra recomendação de Jesus no Evangelho de Lucas 16.8: "... porque os filhos deste mundo são mais prudentes na sua geração do que os filhos da luz."
Assim, devemos encarar os desafios desse mundo caído controlado por lobos, como serpentes e pombas. Sem malícia, mas com diligência.
Pense nisso e ótimo fim de semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.