⁠Diamántinus surpreendeu Lucius, ao... Fábio Silva

⁠Diamántinus surpreendeu Lucius, ao divagar sobre o propósito dos Sábios, nestes seguintes termos: - Caro Lucius, muito é dito que o Sábio, "deverá andar c... Frase de Fábio Silva.

⁠Diamántinus surpreendeu Lucius, ao divagar sobre o propósito dos Sábios, nestes seguintes termos:

- Caro Lucius, muito é dito que o Sábio, "deverá andar com outros Sábios, para que se torne mais sábio ainda". Como disse o Rei Salomão. Já, Baltazar Gracián se expressou, de modo semelhante, ao ter dito: "Que seremos julgados pela qualidade de amigos que temos, e que os Sábios nunca se darão bem, com os tolos". Não discordando deles, mas pensando um pouco diferente, consigo conceber a ideia de que os Sábios são produzidos na Terra e como que enviados nela pelo Destino, como Missionários entre os ignorantes, a fim de tentar converte-los em homens semelhantes a eles. Isto é, em outros Sábios. Pois que vantagem haverá para um sábio, andando apenas com outros Sábios, senão apenas elevar um pouco mais, sua sabedoria? Neste caso, ninguém será sábio pelo motivo de que não se pode se tornar no que já se é!
E pode ser mais preferível andar-se entre tolos e imbecis, e se ser rodeado por essas espécies de "amigos", a fim de tentar fazer destes mesmos, em homens Sábios, do que um sábio andar com outros Sábios , apenas para ser "mais sábio ainda".

E Lucius admirou, deveras, sua brilhante reflexão.

05.08.2023 às 16:26 h