"Não há espaço no olimpo para... Ruisdael Maia
"Não há espaço no olimpo para seres vazios."
(Parte do meu livro - Viris Ilustribus, criado pra governar. )
Como diria Sigmund Freud, muitas vezes, quando João fala de Maria, fala mais de João do que de Maria. João distorce Maria a partir de sua percepção de Maria em si mesmo, e não pelo que Maria percebe de si mesma.
Em outras palavras, mandar uma pessoa se olhar no espelho não adianta se ela criou um ser irracional dentro de sua percepção.
Algumas pessoas podem chegar a distorções da realidade em casos até patológicos, como a esquizofrenia, que possui uma realidade irracional tão distante da realidade que chega a ter alucinações.
Vemos isso muitas vezes em pessoas que não compreendem seu lugar no mundo, tentando agir como críticas autoritárias de opinião, impondo sua percepção de realidade aos outros.
Isso geralmente ocorre com pessoas infladas pelo ego e distorções ideológicas. Para elas, isso pode ser racional, mas está completamente distorcido do que é percebido como verdade.
Por que esse fenômeno acontece?
Porque o homem é um ser tridimensional.
Ele possui consciência de si mesmo e cria dentro de seu próprio Ser a percepção do outro, que também se percebe de forma diferente da maneira como é observado.
Somos seres ontológicos por essência, com um Ser interior, um Ser social, onde precisamos aprender a conviver com percepções distintas de um mesmo universo, e seres espirituais que convergem ou divergem em crenças, sejam elas religiosas ou não.
A distinção entre o sagrado e o profano, muitas vezes, na reflexão mais profunda da vida, a espiritualidade, muito diferente da religião baseada no dogma, é um estado de compreensão dos valores e virtudes, uma percepção consciente do todo.
Ruisdael Maia