Precisamos aprender a separar o joio... Jerônimo Bento de Santana...
Precisamos aprender a separar o joio do trigo, visando evitar o reducionismo evidenciado ao acusarmos veementemente toda a classe média pelas mazelas do nosso país de forma generalizada.
Existe uma grande diferença entre o grande capital, representado por multinacionais, bancos, construtoras, e o pequeno capital, representado por padarias, farmácias, oficinas, mercadinhos, lanchonetes, salões de beleza, armarinhos, profissionais liberais, entre outros.
Os pequenos e médios empresários e profissionais liberais pagam altos impostos, trabalham incansavelmente, geram empregos e contribuem significativamente para a riqueza do país. Tratá-los como vilões apenas perpetua a miséria no Brasil.
Devemos unir esforços pela geração de empregos, educação, saúde, lazer e segurança. Itens básicos que deveriam ser prioritários para os governantes.
Se um dia esses pequenos e médios empresários e profissionais liberais decidirem fazer uma greve, fechando suas portas, quem sustentará os programas sociais do governo? Quem manterá a máquina pública e seus gastos exorbitantes? Como ficará a questão do emprego?
Infelizmente, o conceito do "pão e circo" da Roma Antiga persiste no Brasil, mas devemos buscar mudanças através da conscientização e ação conjunta. "Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda a vida." - Lao-Tsé