Acerca do Mérito e do Propósito Nem... Fábio Silva
Acerca do Mérito e do Propósito
Nem tudo que Deus faz, faz, com base no mérito. Mas sim com base no propósito que Ele tem. Podemos usar como exemplo, e explicar, portanto, melhor isso, usando a terça parte Angélica que se rebelou, através de Lúcifer e o próprio Lúcifer. Pois antes de os ter feito, consultando Seu Todo-Poderoso dom de Onisciência, com base nele, poderia ter se negado a fazê-los; porque, de antemão, saberia que, supervenientemente, eles, O iriam trair!
Então, por que Deus os fez, e dotou Lúcifer com toda aquela glória que tinha, mesmo assim? Porque Deus olhou o propósito de sua existência e, ele, o propósito, pesou mais em Sua Eterna balança, do que o mérito deles! Assim também foi com o Homem, Adão e, por conseguinte, com toda Humanidade.
Deus os fez, não pelo mérito. Pois pelo mérito, mereceríamos a Morte eterna. O desprezo eterno. A maldição, a desgraça... Não mereceríamos sequer existir, porque O traímos!!! Mas Deus resolveu manifestar a Bondade de criar, porque o propósito da manifestação de Seu amor, está acima de todo e qualquer mérito de qualquer criatura.