Feliz 2024! Na carta aos Filipenses... Marcelo Rissma
Feliz 2024!
Na carta aos Filipenses no capítulo 3.13-14, o Apóstolo diz:
“Esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”.
Esse é um dos textos que mais me chamam atenção em todas as viradas de ano, pois, o Apóstolo nos ensina algumas lições que devemos observar para o novo ciclo que se inicia:
1) "Esquecendo-me”. O verbo grego é (epilanthanomai - επιλανθανομαι) que trás em um dos seus significados o sentido de que não devemos nos preocupar mais com as coisas do passado Assim, não permita que os desacertos cometidos em 2023 afetem 2024! Esqueça-os!!! Não entre em 2024 decepcionado com os desacertos (brigas, pecados, decisões erradas, metas não atingidas, etc...) e olhe com fé e esperança para um novo ano que está as portas. Esse foi também o conselho de Deus para seu povo em Isaías 43.18-19.
2) “Avançando”. O verbo grego é (epekteinomai - επεκτεινομαι) que trás a ideia de continuar prosseguindo, caminhando, não permitindo que nada nos pare. Ou seja, há muita coisa ainda pra gente fazer, realizar, conquistar e crescer. O autor de Hebreus faz uma advertência aquela igreja:
Mas o meu justo viverá da fé; e se ele RECUAR, a minha alma não tem prazer nele. Nós, porém, não somos daqueles que RECUAM para a perdição, mas daqueles que creem para a conservação da alma (Hb 10.38-39).
3) Prossiga. O verbo grego é (dioko - διωκω) que significa correr com determinação e resiliência. Paulo, diz que devemos nós “Desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, CORRAMOS, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus” (Hb 12.1-2).
Assim, em 2024, esqueça das caneladas de 2023, avance e prossiga para o alvo ou propósito de vida com muita fé, esperança e resiliência.
Pense nisso e ótimo Ano Novo!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.