O Brasil é um país de contrastes, de... João Simas
O Brasil é um país de contrastes, de riquezas e de desigualdades, de diversidades e de intolerâncias, de potencialidades e de desafios. O Brasil é um país que se construiu a partir de múltiplas influências culturais, étnicas, religiosas e políticas, mas que nem sempre reconhece e valoriza essa pluralidade. O Brasil é um país que tem um hino nacional que fala de um “sonho intenso, um raio vívido, de amor e de esperança à terra desce”, mas que muitas vezes se deixa levar pelo desânimo, pelo pessimismo, pelo ódio e pela violência.
O patriota que usa o hino nacional como um símbolo de sua identidade, que diz que defende a igualdade, que diz que pertence a um povo guerreiro, que diz que ama o seu país, precisa se perguntar se essas palavras correspondem às suas atitudes, se esses valores são praticados no seu cotidiano, se esses ideais são compartilhados com os seus semelhantes. O patriota que se orgulha da sua nação, precisa se questionar se ele respeita a sua história, se ele reconhece a sua diversidade, se ele contribui para o seu desenvolvimento, se ele participa da sua democracia.
O patriota que vem travando o Brasil, que se recusa a dialogar, que se fecha em suas convicções, que se alimenta de fake news, que se deixa manipular por interesses escusos, que se opõe a qualquer mudança, que se acha superior aos outros, que se isola do mundo, que se acomoda na sua zona de conforto, precisa se conscientizar de que ele está prejudicando o seu próprio país, de que ele está impedindo o seu próprio progresso, de que ele está negando o seu próprio futuro, de que ele está traindo o seu próprio povo.
O Brasil precisa de patriotas que sejam críticos, que sejam reflexivos, que sejam abertos, que sejam solidários, que sejam responsáveis, que sejam cidadãos. O Brasil precisa de patriotas que saibam que o patriotismo não é uma questão de bandeira, de hino, de partido, de ideologia, de religião, de raça, de gênero, de classe, de região, de futebol. O Brasil precisa de patriotas que entendam que o patriotismo é uma questão de ética, de justiça, de respeito, de diálogo, de cooperação, de educação, de cultura, de ciência, de saúde, de meio ambiente, de paz.
O Brasil precisa de patriotas que não se deixem levar pela luta para provar quem é o pior gestor da presidência, que não se esqueçam das necessidades do Brasil que crescem a cada dia, que não digam que esse Brasil não tem jeito, que não se dediquem a travar o governo, que não se limitem a falar do governo anterior, que não se confrontem com a bancada opositora. O Brasil precisa de patriotas que se empenhem em buscar soluções para os problemas do país, que se lembrem das potencialidades do Brasil que podem ser exploradas, que digam que esse Brasil tem sim jeito, que se comprometam a apoiar o governo quando ele acerta e a criticar quando ele erra, que se respeitem com o governo atual, que se unam com a bancada aliada.
O Brasil precisa de patriotas que deixem a política para as eleições, mas que não deixem de fazer política no seu dia a dia, que não deixem de exercer a sua cidadania, que não deixem de fiscalizar os seus representantes, que não deixem de reivindicar os seus direitos, que não deixem de cumprir os seus deveres, que não deixem de se informar, que não deixem de se manifestar, que não deixem de se educar, que não deixem de se transformar, que não deixem de se orgulhar de ser brasileiro.