Sentimento de posse. Porque... Marcelo Martins
Sentimento de posse.
Porque precisamos para demonstrar uma certa autoridade termos erroneamente um sentimento de posse, seja de alguém ou as mais diversas coisas que fazem parte de nossa vida.
Porque a necessidade de ter o domínio sobre coisas, ou pessoas. O que leva muitos a exagerar e ter esta atitude como principal objetivo de vida?
Temos de tudo neste mundo, relacionamentos abusivos, amizades abusivas, círculo familiar abusivo, local de trabalho e até mesmo relações comerciais neste nível. Muitos de nossos atos mesmo nem sendo notados nos indica este comportamento disfarçado em pequenas atitudes e ações. Somos por natureza egoístas e possessivos, não tem quem não escapa desta situação. Sempre haverá uma situação que vamos passar por isto.
Sentimento de posse se faz presente em qualquer relação, se está junto comigo “é meu”, se este objeto é meu, ninguém pega. Qual a necessidade de agir assim, seja com alguém, seja com um objeto ou qualquer coisa de nos pertença.
A relação entre o sentimento seja por amor, amizade ou o que quer que seja, passa pelo principio de sempre desejar o bem a quem nos interessa com certeza, a definição de sempre construir, e ao mesmo tempo termos como princípio o altruísmo, ou seja, a preocupação com o outro sem o interesse em si.
Com relação ao sentimento de posse a coisa muda de figura, por que na verdade tratasse de uma forma de aprisionar o outro para si mesmo. Procurando com esta atitude manipular em função da sua satisfação própria e mostrando e ostentando sua superioridade a qualquer custo.
Seja o que for, relação amorosa, amizade, grupos de amigos, familiares, negócios, o cuidado com estas atitudes tem de ser visto e tomado providências para que não aconteça. Porque uma vez iniciado uma atitude como está, os efeitos são os piores possíveis e as consequências são maléficas para quem sofre. Não sendo fácil a saída de uma situação como está e principalmente pelo sofrimento sofrido, sendo que, sempre precisará de ajuda de pessoas próximas e até mesmo de um profissional da área como por exemplo um psicólogo.
Cuidados são necessários e muita atenção com nossas relações, não importa de que origem sejam, porque este é um sentimento ruim de quem sofre ou quando nós mesmos infligimos há alguém.