Mais um dia comum na minha rotina de... Kauã Santos Sacramento
Mais um dia comum na minha rotina de todos os sábados. Levanto-me, tomo um café sem leite e pouco açúcar e uma fruta leve. Hora de correr. Percorro o meu caminho diário fazendo voltas, correr é sempre bom. Vejo as lojas abrindo durante o meu percurso, ainda é bem cedo. Pessoas se aprontando para ir ao trabalho, sobreviver mais um dia cansativo em um local que quase sempre é desagradável em um fim de semana, as pessoas só queriam estar em suas casas, aproveitando a família.
Após algumas voltas já está na hora de retornar. Dessa vez volto caminhando, não há motivos para me apressar. Aprecio a rua e o cheiro de café quentinho no ar. Algo chama a minha atenção, logo à frente uma senhora com muitas sacolas na mão, ela parece não aguentar, corro em sua direção e ofereço-lhe ajuda:
- Oi, posso ajudar a senhora? - Ela me olha com um certo brilho no olhar, parece surpresa, acredito que neste mundo há poucos que queiram ajudar. Mas se estou aqui, vejo como minha obrigação tentar fazer do mundo um lugar um pouco mais gentil. Ela me responde olhando nos meus olhos:
- Vou aceitar sua ajuda, jovem rapaz. Minhas mãos já não aguentam mais…
Continuamos a caminhar e percebo a felicidade da senhora com um simples gesto. Penso que o mundo poderia ser mais gentil. E uma simples ação muda uma manhã… Ela me conta sorridente sobre o que estava a planejar:
- Comprei quiabo, verduras, carne… quero preparar um almoço para meus filhos que estão a chegar. Obrigado, meu rapaz. - Sorridente, respondo:
O almoço será bom, fico feliz por ajudar.
- Aqui, chegamos. - Ela pausa, olha-me novamente como se estivesse fotografando o meu rosto, e ao entregar-lhe novamente as suas sacolas, ela me diz:
- Que Deus te abençoe, meu jovem. - Sinto-me feliz, sinto-me realizado. E a sinceridade do agradecimento já torna o meu dia melhor.
- Amém, querida senhora. Tchau - Me despeço com um aperto de mão.
Retorno a minha caminhada, a casa já está próxima. Cheguei. Agora posso respirar e descansar.