⁠Sobre se o Dilúvio visava exterminar... Fábio Silva

⁠Sobre se o Dilúvio visava exterminar a maldade ou não. Respondo: E parece que não. 1- No cenário da Antropologia Teológica, o homem é dividido em antes e depoi... Frase de Fábio Silva.

⁠Sobre se o Dilúvio visava exterminar a maldade ou não.

Respondo: E parece que não.

1- No cenário da Antropologia Teológica, o homem é dividido em antes e depois da queda.

2- Antes da queda, Adão, O Homem a que me referi, era imaculado, sem nódua em sua alma, impecável, santo e bom.

3- Em pecando, desobedecendo a Lei da ordenança direta Divina, tornou-se, em sua essência, pecador, maculado, rebelde, desobediente e mau.

4- Geneticamente, todos seus descendentes, a humanidade, tornaram-se intrinsecamente com todas essas características, principalmente, a má! Inclinada à desobedecer a Deus e violar sempre as supremas Leis de Sua Sacrossanta Vontade.

5- Por isso veio Jesus Cristo; santo, irrepreensível, obediente e extraordinariamente bom, a fim de se dar em sacrifício vicário, para redimir e justificar a humanidade. Seu sangue derramado, é como uma vestimenta posta sobre a nudez da natureza pecaminosa humana, que a impede de mostrar sua vergonha diante de Deus e a justificar perante Ele. (Soteriologia e Hamartiologia).

6- Voltando ao dilúvio, se a intenção de Deus fosse exterminar o mal ou a maldade, Ele destruiria todos os seres humanos.

7- Pois como demonstrado acima, todos os homens nascem, em Adão pós queda, com natureza má, ou inclinada para a maldade. ( Dito está em Paulo: todos pecaram e destituídos foram da glória de Deus).

8- Mas o Dilúvio não quis exterminar todos os homens.

9- Apenas os homens que se recusassem a se arrepender de seus erros.

10- Pois Noé pregou por 100 anos. De modo que em Pedro ele é chamado de O PREGOEIRO DA JUSTIÇA.

11- é Verdade que, mesmo justo, como demonstrado, Noé, pela sua genética adâmica, ainda continuava pecador. Mas um pecador justificado pela Lei de Deus, que era até então não escrita, mas a suprema direção de Sua vontade diretamente revelada ao indivíduo!

12- E se a ideia original de Deus nunca foi destruir todos os homens - portadores da desobediência e, portanto, MALDADE de Adão -, logo, Deus não tinha como objetivo destruir a MALDADE, mas sim, os indivíduos que tão somente permanecessem conscientemente em sua prática, sem nenhuma vontade de ARREPENDIMENTO.