☆ ALÉM DA ANSIEDADE... (1) Á... J. Boava Jr.
☆ ALÉM DA ANSIEDADE. . . (1)
Á pessoa que convive com á ansiedade, e, tem consciência de sua condição, sabe o quanto é difícil avaliar situações do cotidiano, e, mesmo ás mais complexas, com á isenção ideal.
O processamento das situações na mente anciosa, ocorre de forma á tornar ás circunstâncias potencialmente ameaçadoras, á identicar riscos, quando não, conforme o grau de ansiedade, se beira o quadro da paranoia, onde então, tudo e todos estão interessados em lhe causar mal, conspirar, perseguir, sabotar. Nada inspira confiança.
Caminhamos para mais longe, e, então, chegamos ao delírio, fantasia imaginada, que se torna uma crença inabalável .
Esse convencimento de algo, resiste á qualquer evidência externa contrária.
Como exemplo, á pessoa se imagina perseguida por alguém de seu circulo, ou não, e, nada vai demovê-la do contrário.
Que intensa e poderosa é á ansiedade.
Seguimos com essa amplitude que ela alcança, para nos debruçarmos na depressão, e, estresse, muitas vezes decorrentes de uma ansiedade intensa. Á intensidade da ansiedade pode estressar e deprimir.
Fiz essa descrição preliminar, para em vários textos, poder buscar ás razões,
biológicas, químicas, sociais, traumas, pré disposição, enfim, até onde chegaram os estudos acerca de um tema de saúde tão relevante.
Como um sentimento natural e normal, pode ter sido alterado de tal maneira, que torna obscuro, sombrio, perplexo o nosso viver. O que ocorreu, e, que momento, ou situações alteraram de forma contundente á nossa experiência de viver, em sentido totalmente amplo.
Seguirei adiante com minhas reflexões, e, colocarei um número ao lado do título. Até mais.