O poder da palavra de Deus:... Pra. Mônica Campello
O poder da palavra de Deus: exercitando a fé
Pula! É preciso largar a corda!” Ele não sabia que só faltavam 2 metros para ele pular e se livrar da morte iminente; ele precisava agir pela fé na voz de Deus —  A triste história da falta de fé do alpinista de Aconcágua. Assista ao vídeo “O alpinista” em <https://youtu.be/nw7mqeMOW4Y> Devemos fazer exatamente o que Deus está mandando, sem medo, mas com fé. 
A fé é um exercício diário muito difícil de se praticar. Por isso, o crente crê em Deus porque sabe que Deus opera maravilhas, para quem nada é impossível, mas, diante das dificuldades humanas, ele confessa a fraqueza da sua fé quando pede a Deus: “Ajuda a minha incredulidade “ (Mc 9:24), porque, humanamente falando, ele pensa que não vai acontecer.
Todavia, a palavra de Deus não volta vazia; se Deus disse que vai acontecer, vai acontecer, como está escrito: ”Assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca: ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei” (Is 55:11).
Ele sabe que Deus pode tudo, mas ele não sabe se Deus vai operar algo na vida dele. Deus quer ouvi-lo dizer “eu creio, eu confio” mesmo em face de circunstâncias desfavoráveis e quando as coisas vão de mal a pior. Mas Deus é bom e fortalece a sua fé quando ele se esforça para acreditar. Deus vê a sua perseverança e o ajuda.
A fé está ligada à adoração a Deus. Para adorar a Deus é preciso aprender a agradar a Deus e está escrito que “sem fé é impossível agradar a Deus”:
“Não esperem agradar a Deus se não tiverem fé nele! Qualquer um que se aproxima de Deus deve crer que ele existe e que recompensa quem está buscando por Ele” (Hb 11:6).
Logo, é preciso ter fé em Deus. Se não temos fé, não agradamos a Deus; desse modo, não tem como recebermos dele as suas bênçãos:
“Se alguma das famílias da terra não subir a Jerusalém, para adorar o Rei, o Senhor dos Exércitos, não virá sobre ela a chuva” (Zc 14:17).
A sabedoria humana diz: “Não conte com o ovo dentro da galinha”.
Todavia,
“Para que a fé que vocês têm não se baseasse na sabedoria humana, mas no poder de Deus” (1 Co 2:5).
Pois,
“A fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos” (Hb 11:1).
Por isso,
“O justo viverá pela fé” (Hb 10:38).
E, pela fé,
“Deus chama à existência coisas que não existem, como se existissem” (Rm 4:17).
“Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos” (2 Co 5:7).
E, como manifestar a fé?
“A fé vem pelo ouvir a pregação de Deus” (Rm 10:17).
De modo que
“Àquele que não trabalha, mas confia em Deus (…) sua fé lhe é creditada como justiça” (Rm 4:5).
"Porque a fé que vocês têm é pequena. Eu asseguro que, se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: 'Vá daqui para lá', e ele irá. Nada será impossível para vocês” (Mt 17:20).