⁠O MONGE E SEU DISCÍPULO O discípulo... Elcio Jose Martins

⁠O MONGE E SEU DISCÍPULO O discípulo pergunta ao mestre: “Por que não reclama e não reage aos insultos recebidos por tantos desaforados que permanentemente teim... Frase de Elcio Jose Martins.

⁠O MONGE E SEU DISCÍPULO

O discípulo pergunta ao mestre:
“Por que não reclama e não reage aos insultos recebidos por tantos desaforados que permanentemente teimam em julgá-lo?”
O mestre responde:
“Filho, as coisas são como são, nada pode ser mudado. As ações dessas pessoas cabem a elas, não a nós. Para exemplificar, faço relembrar algumas historinhas:”
“Você conhece a história do caminhão de lixo que passa todos os dias na sua rua?”
“Você não recolhe o lixo da rua, ao contrário, você retira o lixo de sua casa. O caminhão faz o trabalho de depositá-lo no lixão. Assim é a vida. Só devemos recolher para dentro de nossas casas e nossas vidas, aquilo que não é lixo. Lixo a gente retira, joga fora.”
... Continuou o Monge:
“Outra historinha boa é a da carroça vazia. Ela é barulhenta quando está vazia. Assim é a vida. Se alguém me agride, imagino que esta pessoa seja vazia. Ao contrário de uma reação forte, o meu silêncio pode encher o seu vazio, direcionar o seu caminho, enche-lo de boas novas e alegrias.”
... Continuou o Monge:
“Digo mais, também tenho meus defeitos. Quando alguém fala de mim, ajuda-me a consertá-los e evitá-los. Quando ouço inverdades, pode até doer um pouco, mas isso também não pode me afetar, porque nada posso fazer. É uma visão do outro, não a minha. Reagir é descer ao nível deste alguém.”
A sociedade preocupa muito com o que outros dizem e isto interfere no seu bem-estar...
Acreditar e fazer valer que somos donos de nossas vidas, é o primeiro passo para vivermos uma vida digna, salutar, tranquila e feliz...

Élcio José Martins