Considerações Sobre o Quadrilátero... Marcelo Rissma
Considerações Sobre o Quadrilátero Wesleyano:
A teologia Wesleyana é consistente, equilibrada, sem dualismo ou extremismos. É uma teologia do caminho, forjada na vida e fundamentada nas Escrituras Sagradas. Portanto, a teologia Wesleyana é prática e não especulativa; não obscura; compreensível para pessoas simples; porém, não superficial, mas com profundidade.
E um dos fatores que contribuem para esse equilíbrio é o Quadrilátero Wesleyano que é norteado por Quatro fontes: A Escritura, a razão, a experiência e a tradição. Observando que na teologia Wesleyana, a razão, a experiência e a tradição são instrumentos auxiliares e dependentes das Escrituras Sagradas.
Os Quatros pontos do Quadrilátero Wesleyano:
- A Escritura no Wesleyanismo. Na tradição Wesleyana, somente a Bíblia é autoridade final. Wesley foi um profundo leitor em diversas áreas da vida, mas ele era conhecido como o “homem de um livro só”, por causa da prioridade que ele dava para Bíblia.
Wesley dizia: "Não me baseio em nenhuma autoridade, antiga ou moderna, se não na Escritura".
- A Experiência no Wesleyanismo: A experiência é fundamental para vida cristã, pois nossas experiências na caminhada de fé nos tornam cristãos maduros e nos auxiliam a verificar se uma doutrina é bíblica ou não.
Wesley dizia: “A experiência é suficiente para confirmar uma doutrina alicerçada na Escritura”.
- A razão no Wesleyanismo. A razão tem uma profunda relação com a vida cristã e a Escritura; pois a fé não descarta a razão.
Wesley dizia: “Raramente sou guiado por impressões, mas geralmente pela razão e pela Escritura”. E outra vez disse: “É um princípio fundamental para nós, que renunciar a razão é renunciar a religião, que religião é razão andam de mãos dadas e que toda religião irracional é falsa religião”.
- A tradição no Wesleyanismo. A tradição é muito importante, pois existe um longo caminho que foi pavimentando por cristãos que pensaram e experimentaram a fé em Jesus Cristo antes de nós. Temos que ter a consciência que a estrutura que nos movimentamos hoje foi construída por cristãos que Deus usou antes de nós, por isso devemos ouvi-los. A Escritura não está sujeita à tradição, mas sim a tradição está sujeita a Escritura. Por isso o Metodismo é chamado de a religião da Bíblia, a religião da igreja primitiva, a religião da Igreja da Inglaterra.
Uma observação: No Brasil alguns teólogos Wesleyanos sugerem mais uma fonte, a criação. A inclusão dessa fonte diz respeito ao aprendizado sobre a Soberania Divina a partir das coisas criadas e a nossa responsabilidade de guardar e cuidar do mundo criado por Deus.
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.