Pés Como das Cervas Habacuque 3.19:... Marcelo Rissma
Pés Como das Cervas
Habacuque 3.19: O Senhor Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas.
Essa é uma das mensagens mais bonitas e gratificantes das Escrituras Sagradas; pois ela nos ensina que seja qual forem as adversidades, devemos sempre nós alegrar no SENHOR e exultar no Deus da nossa salvação, pois Ele nós dará forças para continuar em nossa caminhada de fé.
Essa passagem também nos ensina pelo menos três razões porque o profeta pede a Deus para ter pés como de cervas:
1º. Seus pés sempre darão a garantia de liberdade, pois esse animal não fica aprisionado; ele tem a capacidade de pular muito bem, e saltar de 3.5 metros a 15 metros de largura. O justo foi chamado à liberdade e não pode viver aprisionado a jugo e fardo pesado posto pelo inimigo ou pelos homens.
2°. Seus pés ágeis e habilidosos dão condições a esse animal de fazer curva em alta velocidade desviando-se de obstáculos e também mudando de direção, eliminando com isso seus perseguidores, levando-os ao cansaço e capotamento por terra. Nunca devemos pegar caminhos que facilitem o inimigo nos alcançar. Provérbios 14.12: “Há caminhos que ao homem parece direito, mas o fim deles são caminhos da morte”.
3°. Seus pés são ágeis quando se trata de água. Os cervídeos bramam por água quando migram para outros lugares e ficam bem distante das nascentes. Amam beber água fresca. Com o seu olfato aguçado que lhe permite sentir o cheiro da água mesmo a quilômetros de distância, saem em velocidade em busca de água e quando encontram sentem muita alegria.
Biólogos dizem que esse animal usa também a água para eliminar o seu cheiro ativo, quando fica muito tempo longe da água, o que provoca o cheiro bem ativo, despertando com isso os predadores. A água é símbolo da palavra e do Espírito Santo. Os filhos de corá falaram: Sl 42.1: “Assim como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus”! Não podemos ficar sem a presença do Espírito Santo, pois o mesmo nos dá vida, sustentabilidade e proteção, não deixando o pecado se impregnar em nossa vida, pois o pecado gera a morte.
Pense nisso e ótimo fim de semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.