Considerações Sobre a Mulher... Marcelo Rissma
Considerações Sobre a Mulher "Virtuosa" de Provérbios 31.
O adjetivo virtuosa usado em algumas traduções não é ruim, mas ele não consegue expressar toda riqueza do original. As outras versões como: esposa exemplar (NVI), mulher de caráter nobre (NLT), mulher de valor (Semeur), eficiente (Lutero revisada), também não conseguem extrair com profundidade tudo da palavra no original. No original hebraico diz (v.10) 'eshet hayil', literalmente "mulher guerreira".
Portanto, a mulher de Pv 31 (eshet hayil), rompe e vai muito além de todas as dogmatizações e padrões superficiais. A mulher de Provérbios 31 é apresentada como geradora de filhos, administradora do lar, que ama o esposo, executiva, sábia, comerciante, etc... Uma mulher completa, capaz de exercer qualquer atividade na sociedade.
A Bíblia apresenta várias mulheres que são dedicadas como Marta e Maria, corajosas como Ester, líderes e guerreiras como Débora, profetizas como Hulda, inteligentes e estrategistas como as filhas de Zelofeade, sábias como Abigail e mães extraordinárias como Maria.
Portanto, ninguém deve delimitar a mulher; pois cada mulher tem um propósito, um delineamento, um sonho... O mal de muitos é tentar "domesticar", "enquadrar", "limitar" a mulher dentro de uma configuração que acaba diminuindo seu valor. Isso é um erro que a sociedade deve superar.
Dito isto, aprendemos com a Bíblia que, a mulher é capaz e plena, que não deve se tornar refém de nenhum estereótipo imposto por qualquer que seja o grupo.
Que Deus abençoe as mulheres, pois vocês são mais que virtuosas, vocês são plenas!!!
Pense nisso e ótima semana da mulher.
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.