A educação deve ser constante,... Márcio de Medeiros Lima
A educação deve ser constante, gradativa, progressiva e futura. Deve-se educar todos os dias, ou sempre que necessário. Educar não é bater, é ensinar, educar não é impor, é tentar convencer com argumentos plausíveis, educar é inserir na mente e no coração das crianças e adultos informação e conhecimento sadio, moral e produtivo. A educação está atrelada ao ensino sistemático, gradativo e constante, ao ensino do que realmente interessa e produz resultados.
Pode-se e deve-se educar com argumentos, com livros, apostilas e informações, mas, deve-se educar principalmente com exemplos, devemos viver o que falamos, e falar o que vivemos. O exemplo, e o ótimo exemplo, "fala" mais do que 1000 palavras, convence mais do que mil argumentos inteligentes. A educação pode ser comparada à água, pois a mesma, é imprescindível para as nossas vidas. A educação pode ser comparada ao ouro, pois a mesma, é de altíssimo valor. A educação pode ser comparada ainda à um forte e protetor escudo blindado, pois, a mesma é forte, resistente e protege.
Não podemos e nem devemos viver sem a educação saudável. Não podemos viver sem sermos educados na verdade, temos que estar firmados e alicerçardos na verdade. A verdade liberta. A educação deve estar atrelada à verdade, ao amor, à paz, à solidariedade e ao bem geral. Uma das formas de se transformar o mundo e os indivíduos é através da educação, educação esta, que deve abarcar uma série de ensinamentos, como por exemplo: respeito, ética, moral, cidadania, solidariedade, princípios de boa convivência, regras de etiqueta, patriotismo, família, civismo, dentre outras várias matérias de extrema relevância que devem ser ministradas pelos nossos queridos professores e professoras.
Enfim, a educação não pode ser ignorada, menosprezada, minimizada, distorcida, confundida e nem postergada. Eduque-se diariamente, eduque o seu filho(a) diariamente, ensine-o(a) sobre diversos assuntos, a verdadeira e real educação requer do educador(a), seja ele(ela), pai ou mãe, o qualquer outra pessoa, sabe-se que requer dos mesmos sabedoria, determinação, persistência, fé, amor, dedicação, empenho, e muita vontade de realizar.
A educação é uma das colunas principais de sustentação da família, do indivíduo e da sociedade como um todo. Eduque, mas, não se esqueça de ser educado(a) também. Ensine, mas, não se esqueça de estar em constante aprendizagem.
Márcio de Medeiros-16/04/2022