⁠Eu deixo o outro livre para que eu... Waan Oliver

⁠Eu deixo o outro livre para que eu possa também me libertar Constelação é algo que nos ensina muito, podemos retirar muitos aprendizados para a vida toda a par... Frase de Waan Oliver.

⁠Eu deixo o outro livre para que eu possa também me libertar

Constelação é algo que nos ensina muito, podemos retirar muitos aprendizados para a vida toda a partir desse trabalho. Trazer a constelação para o dia a dia pode ser muito útil para nós, na nossa forma de nos relacionar com as pessoas ao nosso redor. Entender as ordens, a dinâmica do nosso sistema pode nos ajudar a evitar que certos padrões se repitam em nós.

E falando de relações, em relacionamentos me veio essa frase em mente: Eu deixo o outro livre para que eu possa também ser livre. Eu libero o outro para que eu possa também me libertar. Precisamos aprender a liberar nossos antigos relacionamentos, precisamos superá-los.

Muitas vezes nos separamos por diversos motivos, mas no fundo continuamos quase como casados com um fantasma, com alguém que já não pode estar mais presente na nossa vida. Podemos estar até separados fisicamente, mas ainda continuamos presos por laços sentimentais, nos recusamos a liberar o outro. Continuamos ainda mentalmente querendo que o outro ainda esteja ao nosso lado, querendo que ele possa ser algo que talvez não esteja preparado para ser. Imaginamos muitas vezes um outro que não existe. Nós ainda continuamos esperando que o outro faça um movimento que ele não ira fazer mais.

Precisamos ter essa consciência que só podemos ser livres quando no nosso coração nós já liberamos o outro de um compromisso. Só assim que vamos poder seguir adiante, partir para algo maior, partir para algo verdadeiramente novo. Precisamos olhar para essas dinâmicas e procurar entender o que de fato nós precisamos aprender com isso.

Quando não temos essa atitude, essa tomada consciência, podemos até ter novas relações, mas a dinâmica ainda continuará sendo a mesma. Porque no fundo nos continuamos ainda projetando os parceiros anteriores nos atuais. Continuamos tendo as mesmas atitudes antigas com os atuais. Se não tivermos esse olhar maior para as nossas relações vamos sempre cair nos mesmos buracos, vamos continuar dando murro em ponta de faca.

Eu desejo que você possa verdadeiramente se libertar, que você possa fazer algo grande pelo outro que é liberá-lo também, para que ele possa seguir adiante. Que cada experiência possa nos transformar em seres melhores, que no nosso coração possa ter sempre espaço para o novo, para o amor. Que em cada término possamos seguir adiante. Que em cada término possamos sair muito mais maduros, conscientes e que possamos construir relações melhores e mais saudáveis para nós.
Texto publicado 12/08/2018 e atualizado 30/10/2022