Minutos de um preto no mundo. Olha pode... Anderson Santos
Minutos de um preto no mundo.
Olha pode parecer brincadeira ou um storytelling, mas não é.
Você já se feriu alguma vez e quando achou que estava curado alguém aperto ou tocou ali e você sentiu uma dor bem forte?
Pois bem a vida de um negro não só no Brasil mais em grande parte do mundo assim.
Ser negro é normal como qualquer outra cor ou raça depende do Ponto de vista de qualquer um. Mas pra quem é negro funciona assim.
Você vai a padaria comprar pão demanha e alguns te olham, porque imagina que poder ser um ladrão,
Se voce é motorista de aplicativo, quando você chegar no lugar a partida da corrida tem gente que cancela o chamado, quando conferem a placa do carro e te olham no rosto e diz pedi errado ou não vou poder ir agora.
Se você vai a uma entrevista de trabalho o responsável que te chamou pelo seu currículo, se surpreende e diz há! Achei que você fosse mas clarinho, e completa brincadeirinha.
Quando entra em uma loja o segurança não consegue disfarçar o olhar sobre você por toda loja.
Nós shoppings é pior ainda ele te segue.
Nós restaurantes você só é bem visto ou aceito se estiver acompanhado com um amigo branco ou uma mulher branca caso contrário eles vêem na porta te perguntar se deseja alguma coisa.
Nos churrascos de amigos se você vai pra churrasqueira pra ajudar teu amigo os convidados dele que não te conhem, diz pra você baixinho pra não te envergonhar, oh! pra seu serviço ficar top. Deixa mas mal passada ou mais assadinha e avisa na aquela mesa ali.
Numa blitz, nossa você preciso estar orando pra todos os santos porque se orar pra um santo que o policial não gostar muito, nem os santos sabem o que podera acontecer com você.
Nós bancos você pode estar nú e sempre irá acusar objeto metálico na porta giratória.
Até quando está tendo momento degustação no supermercados quando você vai pegar a prova os promoters diz, acabou mas daqui a pouco teremos mais,
Então como disse no começo a ferida nunca fecha, entende o porque que o negro está sempre com o pé atrás?
Porque aprendeu ler olhares, aprendeu a entender as piadas, quando tem um pouco de cultura ele diz você tem alma de Branco.
E ainda houve assim, vocês negros é que são os prorios preconceituosos, num vê o jogador tal, o político tal e etc...
Então eu entendo o motivo de não aceitar ou não acreditar que poderia doer com um simples comentário
Feito em um festa por alguns, e se o negro não falar nada hora depois ele ainda passar por mentiroso ou querendo se fazer de vítima.
E fala na hora se torna réu imediatamente.
Então não ter liberdade para falar sobre certos acontecimentos em certos momentos pode criar um abismo na relação de qualquer pessoa, pais e filhos, amigos e relacionamento a dois, e que pra preencher poderia precisar de um universo de entulhos que não sabemos onde encontrar.