Você Sabe Qual é a Diferença entre... Marcelo Rissma
Você Sabe Qual é a Diferença entre “Hebreu”, “Israelita” e “Judeu”?
Qual é o significado do termo “Hebreu”?
A primeira vez aparece no Pentateuco (Gn; Ex; Lv; Nm; Dt), no livro de Gênesis 14.13, referindo-se, exatamente, ao pai deste povo, Abraão.
Abrão, que posteriormente teve seu nome mudado por Deus para Abraão, vivia com seu pai Terá na cidade de Ur dos caldeus. Um dia Deus revelou-se a Abrão ordenando que ele saísse da casa de seu pai e fosse para uma terra que Ele iria lhe mostrar, Deus fez a promessa a Abrão de que esta terra seria sua e que seus descendentes formariam uma grande nação. Em sua jornada rumo à terra prometida o nome de Abrão se torna conhecido, ele passa a ser referido também como o “Hebreu”.
Existem três linhas de pensamentos para explicar a origem do termo hebreu. A primeira seria a de que o termo tem sua origem na palavra “hapiru” nome dado a povos que viviam como nômades e passaram a habitar a região da mesopotâmia. A segunda hipótese levantada é a de que hebreu tem a sua raiz em Héber ou Éber, descendente de Sem, um dos filhos de Noé. O nome Éber quer dizer vindo do outro lado, atravessado às margens de um rio, numa relação direta com Eufrates. A terceira linha de pensamento é a de que o termo Hebreu tem origem no hebraico, ou seja, “atravessar”, essa seria uma referência ao habitante do Leste do Eufrates, que havia atravessado o rio. O fato é que as três linhas de pensamentos, sugerem que o nome Hebreu significa aquele que atravessa, se move, cruza fronteiras. Como Abraão foi um cruzador de fronteiras, peregrino, ele começou a ser chamado de “O Hebreu”, por consequência os seus descendentes também foram chamados de Hebreus.
Qual é o significado do termo “Israelita”?
A promessa de Deus feita a Abraão só se realizaria se ele tivesse um filho para dar continuidade à aliança. O filho de Abraão com sua esposa Sara, Isaque, deu continuidade a genealogia de seu pai. Isaque casou-se com Rebeca, ela ficou grávida e deu a luz a dois meninos, o primeiro a nascer recebeu o nome de Esaú, logo em seguida nasceu Jacó, que teve seu nome mudado por Deus para Israel em Peniel, depois de pelejar com um anjo (Gênesis 35.10). No Egito os descendentes dos filhos de Jacó (Israel) formaram tribos, que ficaram conhecidas como as tribos de Israel (Jacó). No deserto ao se referir ao povo Hebreu por conta do patriarca Jacó eles passaram a ser chamados com mais frequência de israelitas.
Qual é o significado do termo “Judeu”?
Após a escravidão no Egito e a peregrinação pelo deserto que durou 40 anos, os Israelitas finalmente conquistaram a terra de Canaã. Josué o substituto de Moisés, dividiu o território entre as tribos, depois de um longo período, Israel tornou-se uma monarquia, sendo o primeiro rei Saul, no entanto, ele desobedeceu a Deus que o rejeitou dando a um jovem chamado Davi o reinado. Salomão sucedeu Davi em seu reinado, apesar de toda sabedoria, Salomão sobrecarregou o povo com impostos pesados, e quando seu filho Roboão o substituiu, o povo se reuniu para coroá-lo e pediu para que ele não fosse tão duro quanto seu pai. Mas Roboão foi mais duro ainda. Três dias depois, quando Jeroboão e povo foram falar com Roboão, ele disse ao povo que seu reinado colocaria ainda mais carga sobre eles do que o de seu pai. O povo de Israel se revoltou e começou a gritar contra a casa de Davi dizendo; “Abaixo Davi e sua família!”. A consequência foi à separação das tribos do norte formando o Reino de Israel, e as tribos do sul, que moravam nas terras de Judá, que permaneceram fiéis a Roboão, dando origem ao Reino de Judá ou Reino do Sul.
Durante a divisão do reino, os profetas profetizaram para os dois reinos, advertindo o povo para não se afastassem de Seus caminhos, pois seriam novamente escravizados de outros povos. O relato bíblico descreve que os reis do Reino do Norte não agiram segundo a vontade de Deus, por isso em 722 a. C o reino do norte foi conquistado e escravizado pelos Assírios, o mesmo processo aconteceu com o Reino do Sul, que foi conquistado logo depois pelos Babilônicos. Mais tarde os que retornaram do cativeiro com Esdras e Neemias, para reconstruir Jerusalém, passaram a ser chamados de Judeus, por que o local pertencia à região da Judeia e também pelo fato da maioria dos que retornaram pertenciam à tribo de Judá. O termo que era aplicado apenas aos descendentes de Judá, aos poucos passou a ser utilizado para se referir a todo descendente das tribos de Israel espalhados pelo mundo, até os dias de hoje.
Conclusão: Portanto, Hebreu se origina de Abrão e suas peregrinações; Israelita, se origina de Jacó e sua experiência em Peniel; e Judeu, se origina da tribo de Judá, quando retornaram do cativeiro.
Aprendemos que, todos esses termos têm o mesmo objeto: referem-se ao povo escolhido por Deus, embora em épocas diferentes.
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.