Monergismo Condicional X Monergismo... Marcelo Rissma
Monergismo Condicional X Monergismo Rígido
Resumindo o Monergismo Condicional (Ortodoxia) e Monergismo Rígido (Heterodoxia):
O Monergismo condicional (popularmente conhecido como sinergismo) é, na teologia cristã (ortodoxia), o posicionamento bíblico de que o homem tem algum grau de participação na RECEPÇÃO na salvação; ou seja, ele é RESPONSÁVEL (Mt 19.16-22; Mt 23.37; Lc 7.30; At 7.51; 2º Co 6.1; 1º Tm 5.8; 2º Tm 3.8) pela sua aceitação ou rejeição da oferta de salvação através do seu livre-arbítrio inato ou provido pela Graça de Deus (Mc 16.16; João 3.36; João 7.38-39; João 11.25-26).
O oposto do monergismo condicional (sinergismo) é o monergismo rígido (determinismo e fatalismo), que corresponde ao posicionamento heterodoxo (maniqueísmo e gnosticismo) de que o homem não tem nenhuma responsabilidade em sua própria salvação, sendo salvo e condenado arbitrariamente pela decisão unilateral de Deus antes do seu nascimento e não levando em consideração a fé e a qualquer arrependimento ou não arrependimento do homem.
No monergismo rígido (determinismo e fatalismo), Deus crê por você, Deus se arrepende por você, Deus perde perdão por você, Deus evangeliza por você... Uma contradição total no ensino das Escrituras e Ortodoxia.
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pai, Marcelo Rissma.