⁠Olhar para os nossos Pais Grande... Waan Oliver

⁠Olhar para os nossos Pais Grande parte dos nossos problemas emocionais ainda vem por parte dos pais, pelo fato de não olharmos para os nossos pais. E quando eu... Frase de Waan Oliver.

⁠Olhar para os nossos Pais
Grande parte dos nossos problemas emocionais ainda vem por parte dos pais, pelo fato de não olharmos para os nossos pais. E quando eu digo olhar para os pais, é um olhar de adulto, com maturidade, consciência. Ainda olhamos para os nossos pais como crianças. Muitas vezes ainda cobramos um reconhecimento, cobramos ainda coisas que não recebemos. Não aprendemos a acolher os nossos pais como eles são.
Pai e Mãe são pessoas que carregamos para o resto da vida, e eles interferem nas nossas relações, no nosso sucesso, na nossa prosperidade. São os nossos pais que nos dão força. Tomar o pai e a mãe internamente, aceitando como eles são nos libera para a vida. Quando não aceitamos nossos pais, quando não entendemos que eles são os pais perfeitos para nós, a nossa vida não vai para frente. Tem que voltar e olhar para o pai e a mãe! Passado só vira passado quando é compreendido, fora isso continua presente, interferindo no nosso futuro.
E vale lembrar que os nossos pais antes de serem pais são também humanos como nós, são seres que também estão aprendendo com a vida. Exigir perfeição dos nossos pais é querer demais. Os nossos pais já fizeram muito por nós; eles nos deram a vida. E isso não tem como nós pagarmos. Cabe a nós fazermos algo de bom com isso. Somos nós que temos que ter essa compreensão, ter essa consciência antes de julgarmos os nossos pais pelas suas atitudes. Ninguém nasce pronto para ser mãe ou pai. Aliás, ninguém nasce pronto para nada nessa vida. Todos nós estamos aprendendo, estamos nos desenvolvendo, nos tornando seres melhores a cada dia. E com os nossos pais não é diferente. Precisamos olhar para os nossos pais, acima de tudo como humanos.

E os nossos pais também tiveram pais. E cada um somente pode dar aquilo que recebeu. Continuar cobrando pai e mãe por algo que não nos deram, e talvez nunca vão poder nos dar é continuar dando murro em ponto de faca. Você já parou para pensar que o seu pai e a sua mãe também não receberam o que você cobra deles até hoje? Como eles podem dar algo que não receberam? Eles também têm bloqueios, crenças, medos. Eles também estão aprendendo a se desenvolver, a trabalhar as suas próprias questões internas.
O que não nos foi dado pode ser conquistado por nós mesmos. E talvez seja esse o nosso maior aprendizado. Com isso nós podemos fazer diferente para as próximas gerações. Tomando consciência disso podemos crescer, nos tornar realmente adultos, fazer as pazes com a nossa criança interior. Podemos tomar a vida com a sua total força. Podemos honrar a vida que nos foi dada fazendo algo que também possa beneficiar a todos.
A nossa vida só pode ir pra frente quando aceitamos os nossos pais do jeito que são. Deixamos o passado no seu devido lugar, tomamos os aprendizados e partimos para a vida, para o futuro. E através desses aprendizados podemos fazer diferente com o nosso presente.
E uma frase que surgiu, que você pode dizer pra si mesmo é: Eu agradeço aos meus pais por tudo o que eles puderam fazer por mim. Agora, eu vou por mim! Eu não dependo dos meus pais. Eu já sou grande! Eu cresci e posso caminhar sozinho. Cabe a mim agora conquistar tudo o que é preciso. Eu tomo as experiências e cresço com elas.

Texto publicado no dia 30/10/2017*