Cristo a Causa e Fundamento da... Marcelo Rissma
Cristo a Causa e Fundamento da Eleição
Calvinistas não Creem que Cristo é a Causa ou Fundamento da Eleição.
François Turretini, um dos papas intocáveis do calvinismo, admite que os Arminianos crêem que Cristo é causa ou fundamento da escolha da eleição (Ele nega que Cristo Seja causa eleição). Vai além, diz que os Luteranos estão do lado dos Arminianos nesse sentido, além de outros mais:
“Os Arminianos aqui e ali elaboram isso como o fundamento primário de sua opinião (como aparece no Collatio... Hagae [1615], nas Atas do Sínodo de Dort, nos escritos de Armínio, Corvinus, Grevinchovius, entre outros). [...] Os Luteranos concordam com os Arminianos aqui em sua afirmação de que Cristo é a causa meritória da eleição (como Eckhardus, Fasciculus controversiarum Theologicarum [1631], Gherardus, Brockmannus, entre outros). Sob o pretexto de enaltecer a glória de Cristo, seu objetivo é estabelecer a graça universal e destruir a eleição absoluta de Deus segundo seu beneplácito (kat' eudokian). Com eles concordam também alguns de nossos doutores que defendem a graça universal (os quais, para mais facilmente elaborar a redenção universal, afirmam que o decreto de enviar a Cristo para a salvação da raça humana precedeu o decreto da eleição, o qual, dizem, se ocupou em gerar fé e fluiu do amor geral de Deus pelos homens [philanthropia], e, por isso, era mais amplo do que aquele)."
Cristo nunca foi o fundamento da doutrina Calvinista, mas apenas um acessório!
“Cristo é a causa e o fundamento da eleição? Isso negamos contra os Arminianos e Luteranos. (...) os Luteranos concordam com os Arminianos aqui em sua afirmação de que Cristo é a causa meritória da eleição (...)”. François Turretini - Págs. 452-453, Os Decretos de Deus em Geral e a Predestinação em Particular – 12º Pergunta: A Causa da Eleição. Compêndio de teologia apologética: Vol. 1 / tradução de Edições Paracletos. São Paulo: Cultura Cristã, 2011.
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.