O TOLO É PEGAJOSO, E ATOLICE É... Claudeci Ferreira de Andrade
O TOLO É PEGAJOSO, E ATOLICE É CONTAGIOSA ("O sábio fala porque tem alguma coisa a dizer; o tolo porque tem que dizer alguma coisa". (Platão)
Hoje, mais uma vez, fiquei irritado contra Deus a ponto de Lhe dizer: "Senhor, por que sou tão atrativo aos tolos?" Se aproximam de mim aos montes: avarentos, fanáticos e partidários. Acusam-me de tudo como fizeram os amigos de Jó. Mas, formulei-lhes questões difíceis e os embaracei, mesmo assim permanecem ao derredor. Na tentativa de esconder suas tolices, dizem mais tolices. Assim, fui descobrindo que não vale a pena qualquer esforço para ensiná-los, é perder tempo — jogar pérolas aos porcos. Todavia, depois que saem do meu campo de visão, fico me culpando e sofro com o peso da consciência. Eu estou sendo castigado por causa do que eu disse ou escutei? O tolo não só nos ensina tolices bem como reparte as consequências.
O objetivo desse autoexame é para analisar o quanto tempo é empregado naquelas conversas inúteis. Talvez, eu descubra alguma forma para finalmente descobrir que haviam lições de Deus contida nelas. Tomara que seja realmente um ato de Deus, o necessário e suficiente, que possa me levar a submeter-me humildemente e me regozijar nessas possíveis razões. Mas, como? Se minha conclusão última, é a certeza de que Deus não precisa de tolo algum para disseminar tolices. Os alunos tolos devem ser envergonhados, eles não sabem ouvir, querem falar, imitando os Octo-processadores sem ter um banco de dados sortido à disposição. CiFA.