John Wesley, a Oração e as Obras de... Marcelo Rissma
John Wesley, a Oração e as Obras de Misericórdia.
Wesley estava comprometido com uma vida de oração e adoração, mas ele acreditava que ajudar o próximo em necessidade tinha prioridade até mesmo sobre a oração e outras obras de piedade.
“Deste modo, o cristão deve mostrar seu zelo pelas obras de piedade, mas muito mais pelas obras de misericórdia, sabendo que Deus quer misericórdia, não sacrifício (Os 6.6; Mt 9.13). Sempre, portanto, que umas interferirem com as outras, as obras de misericórdia devem ser preferidas. Até mesmo a leitura, a audição e a oração devem ser omitidas ou adiadas para que seja cumprido o chamado do Senhor à caridade quando somos chamados para aliviar a angústia de nosso próximo, seja no corpo ou na alma.” John Wesley (sermão sobre zelo).
Tiago 2:14-20: Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo? Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano, e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso? Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta. Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé. Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios creem e tremem.
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.