A Reforma Protestante Hoje, estamos... Marcelo Rissma
A Reforma Protestante
Hoje, estamos lembrando e celebrando a Reforma Protestante iniciada em 31 de outubro de 1517, por Martinho Lutero.
Um século antes de Lutero, João Huss (1369-1415), natural da Boêmia, liderou também um movimento de reforma religiosa na Europa, mas foi condenado à morte por isso. Hoje, na cidade de Praga, na atual República Tcheca, há um importante e famoso monumento que registra a memória da morte de João Huss, queimado vivo, em praça pública, em 1415. O epicentro da ação reformista de Lutero foi à Alemanha, especialmente a cidade de Wittenberg, onde, na data de 31 de outubro de 1517, ele fixou, na porta da Igreja do Castelo, suas 95 teses, convidando o povo e as autoridades da Igreja Católica para um debate acerca de suas proposições.
Muitos pensam que foi Calvino e os calvinistas que realizaram a reforma, mais isso não passa de mais uma fake news calvinista. Quando Lutero e os seus companheiros de Wittenberg iniciaram o movimento da reforma, Calvino tinha 08 anos de idade. Portanto, não foi Lutero e os reformadores que aderiram a Calvino, mas Calvino e os calvinistas que aderiram à reforma. O calvinismo é apenas uma ramificação extremada e desajustada da reforma protestante.
Os personagens mais proeminentes do movimento da reforma são: John Wycliff (1325-1384), John Huss (1372-1415), Jerônimo Savonarola (1452-1498), conhecidos como pré-reformadores, que combateram irregularidades e imoralidades do clero católico romano. Martinho Lutero (1483-1546) foi o mentor da reforma e quem a colocou em curso, juntamente com Filipe Melanchton (1497-1560), Johannes Brenz (1499–1570), Johannes Bugenhagen (1485–1558) e muitos alunos e anônimos de Wittemberg!
Não se deixe enganar, todos nós, evangélicos e protestantes do século XXI, somos de uma forma direta ou indireta, filhos e filhas da Reforma Luterana do Século XVI, que se originaram do movimento inicialmente liderado por Martinho Lutero e os seus companheiros de Wittemberg no Século XVI.
Pense nisso e ótimo fim de semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.