Antes de começar, com mais de 40... Davi Gustavo Lamas
Antes de começar, com mais de 40 anos de experiência, 20 na causa animal, vivo animais desse a minha infância, já vou responder: não existe nenhuma comparação entre gato e cachorro, são diferentes em tudo, absolutamente tudo. A única coisa parecida é que são pets, são pequenos e possuem pelos. O resto é como comparar um travesseiro com uma cadeira.
Meu amor por cães nem preciso falar. É a preferência da grande maioria das pessoas mas em 2017 eu tive a minha gatinha Kimi, adotada do abrigo. E aí tudo começou....
Que bichinho estranho. Personalidade e gostos muito claros. Exigente, elegante e curiosa. Em uma semana eu pensei : "o que eu fiz?". Por que eu fui adotar essa menina? Lembre-se disso no final.
Em um mês nós nos conhecemos melhor. Ficamos mais amigos e parceiros. Respeitava o espaço dela, entendia que o tempo do gato é diferente dos demais animais. Mas aos poucos a coisa foi mudando.
Os gatos são engenhosos. Donos de uma inteligência que não compreendemos bem. Possuem comportamentos não previsíveis. A dinâmica dos felinos é completamente diferente do que nosso instinto entende, os cães são mais fáceis de se entender, mais previsíveis, fácil se apaixonar. O gato tem um mistério natural, uma curiosidade, uma expressão pouco compreendida.
Gato é assim, ou melhor, comigo foi assim: fui me apaixonando, apaixonando, e de repente não cabia mais nada além da Kimi no coração. Nos amávamos, eu buscava o carinho dela, ela buscava o meu. Começamos a nós entender pelo olhar. Sabia as coisas que ela queria. Ela entendia e vivia me surpreendendo.
Gatos são assim. Quem não gosta são aqueles que nunca viveram um gato. Aqueles que nunca se testaram a um gato. Quando ouço que gatos não são carinhosos chego a ter pena de quem diz. Azar de quem nunca foi amado por um gato. Gatos são muito verdadeiros, tem um amor singelo, um amor sutil, um amor que dá vontade de "matar de tanto apertar e beijar ". Seus movimentos suaves precisam de interpretação e por vezes nos pegamos olhando suas graças e suas peripécias pela casa.
Ser amado por um gato é o auge. Conquistá-los e ser conquistado por eles é indescritível. No olhar, na piscada, na velocidade dos movimentos, no toque.
A diferença entre um gato e o leão é apenas o tamanho. Felinos são todos iguais. Lindos, amam caçar, amam chegar de fininho, amam miar pra que possamos interagir.
Hoje tenho dois gatos e as vezes passo horas observando suas brincadeiras e suas personalidades. Como são seres apaixonantes, transmitem calma e muita serenidade.
Por fim, minha Kimi se foi em 2020 já velhinha. Chorei o que não havia chorado a vida inteira. Deitava na cama e chorava por horas de saudades. Enterraram uma parte de mim. Uma saudade barulhenta de uma pequena gatinha de 3kg que simplesmente mudou meu mundo.
Hoje meus amores são Maya e Leo. Dois adotados da rua. Quando chego em casa e os vejo, imediatamente sinto que meu lar não é o local físico onde moro, mas onde meu coração se encontra com meus "filhos" de 4 patas, meus gatos, meus amores.
Gato é assim. Chega de mansinho, você nem percebe. Quando seus corações se cruzam, seu mundo muda e o "complexo" gato te mostra o mais simples, genuíno e puro amor!
Quem acabou o texto e tem um gatinho entende perfeitamente cada palavra minha. Sorte a sua! Gato é tudo de bom.