⁠O passado... ah! o passado... não... Rosangela Calza

⁠O passado... ah! o passado... não está passado, pronto e acabado? Claro, definitivamente morto... foi o que tinha de ser... foi e fim. Morto e enterrado. But..... Frase de Rosangela Calza.

⁠O passado... ah! o passado... não está passado, pronto e acabado?

Claro, definitivamente morto... foi o que tinha de ser... foi e fim. Morto e enterrado.
But...

O passado nos tortura (e o futuro também... mas não é ele o objeto deste post... fica pro futuro falar do futuro, blz!?). O passado é um lugar que deveria aprender a ficar no seu lugar... não ficar nos seguindo, desesperadamente querendo virar presente... agarrado aos nossos pés como bola de ferro... acorrentando-nos... impedindo-nos de correr levemente... ou andar lentamente... desfrutando o presente.

Caríssim@ amiguinh@... não preciso lhe dizer o óbvio, não é!? But... vou dizer: o que existe é só o presente.... o passado é um lugar ausente - tá bom... algumas coisinhas você pode rememorar... mas só as que lhe fazem bem... coisinhas que lhe dão esperança... coisinhas que lhe façam feliz... tá bem!? O resto deixa pra lá - eu sei, eu sei... é fácil falar... O passado é forte demais e não há como contra ele lutar..

Tudo bem... se você quer pensar e continuar assim... continue... vá olhando sua vida pelo retrovisor, banhando-se em autocomiseração... curtindo sua dor... blz... a vida é sua... se perder algumas coisinhas boas, paciência... são suas mesmo... e eu não tenho nada com isso.

Sabe o que Goethe escreveu em seu livro Os sofrimentos do jovem Werther? Escreveu isto: '[...] nesse mundo haveria menos sofrimento, se os homens [...] não se ocupassem, com tanta imaginação, em fazer voltar a lembrança das dores passadas, em vez de suportar um presente tolerável'.
Imaginação... isso mesmo... i-ma-gi-na-ção. E você fica trazendo pro seu presente coisas ausentes, remoendo seus males, lamentando o leite derramado... chorando por tudo ter dado errado - do seu ponto de vista, claro. Criando imagens bem presentes de um tempo ausente... e você também já sabe que a mente mente... sabe... né!?

Você sabe um monte de coisas... sabe que o lugar do passado deve ficar no lugar que lhe é de direito... que ele não tem o direito de lhe tirar energia e não lhe deixar viver bem seu dia - o dia é seu, não do seu passado... não o deixe, portanto, ficar ao seu lado.

Faça, sim, o passado ficar do seu lado!