⁠É preciso acordar Levantar cedo,... Guilherme Mazarim

⁠É preciso acordar Levantar cedo, tomar banho, escovar os dentes, botar uma roupa limpa, tomar café da manhã - quando o tempo assim permitir, enfrentar o trânsi... Frase de Guilherme Mazarim.

⁠É preciso acordar

Levantar cedo, tomar banho, escovar os dentes, botar uma roupa limpa, tomar café da manhã - quando o tempo assim permitir, enfrentar o trânsito caótico das grandes cidades ou a multidão enfurecida que se aglomera em um transporte público cada vez mais deficitário, para assim, quem sabe, chegar a tempo de "bater o ponto" e dar início a mais um dia de trabalho.

O relógio marca 18h00. É hora da massa trabalhadora voltar para o conforto do lar, para o merecido descanso. Isso após encarar mais algumas horas de engarrafamento e lotação pública no caminho de volta para a casa e assim concluir com êxito o fluxo da rotina impiedosa que nos consome.

Não que a rotina seja algo desprezível, pelo contrário, ela tem lá a sua importância no sentido de que permite organizar minimamente as nossas vidas. O problema é quando essa mesma rotina se torna um fim em si mesma e nos impede de aproveitar as oportunidades, vislumbrar novos horizontes e evoluirmos como pessoa.

Quando foi a última vez que você fez algo por você? A correria do dia-a-dia, as múltiplas responsabilidades assumidas, o cansaço - físico e mental e o tempo, que anda cada vez mais escasso, faz com que vivamos em uma espécie de "piloto-automático", onde as nossas ações são conduzidas não pelas nossas vontades, mas pela rotina.

Outro fator importante é que nós seres humanos nos acostumamos e nos adaptamos facilmente à rotina, e a consequência disso é a criação da famigerada zona de conforto. É por isso que muitas vezes insistimos em permanecer num relacionamento fracassado ou nos mantermos em empregos pouco estimulantes por simples comodismo, e às vezes, preguiça.

Por isso é fundamental que tenhamos discernimento para perceber até que ponto a rotina está sendo benéfica ou se ela está nos prejudicando a ponto de se tornar um obstáculo para o nosso crescimento pessoal-profissional e principalmente para a nossa felicidade.

Ser feliz é condição essencial para uma vida plena.

Pense bem, você é quem gostaria de ser?