A Problemática da Modernidade e das... Emerson Tadeu Delegá
A Problemática da Modernidade e das Novas Tecnologias
Ninguém se opõe aos benefícios relacionados às novas tecnologias e as vantagens resultantes delas. Mas à medida que a humanidade vai alçando voos cada vez maiores nesse sentido, novos problemas vão aparecendo . Um deles, a tirania que esses recursos vão impondo às pessoas.
Por exemplo, um celular comprado a alguns anos logo se torna obsoleto diante da modernidade dos novos recursos e aparelhos que vão surgindo , obrigando os consumidores a se adaptarem às novas exigências das tecnologias mais sofisticadas numa dança desenfreada e opressora .
Outra problemática é que essa indução cada vez maior tem feito às pessoas de forma consciente ou não a trocar coisas verdadeiramente primordiais por coisas triviais.
Muitos tem permitido que essa tirania do mundo moderno os tornem cada vez mais reféns de automóveis e produtos tecnológicos mais avançados ainda que estes os deixem em situação difícil no que toca a coisas básicas como alimentação e moradia. Ainda pior que isso, há àqueles que escravos dessa mentalidade insana , acabam ridicularizando os que não partilham deste mesmo pensamento alinhado à ditadura das novidades futuristas que não obstante , não são de forma alguma essenciais a vida e a sobrevivência ainda que os partidários dessa tendência tentem nos convencer do contrário.
Vale lembrar que na maioria das vezes , as novas descobertas tecnológicas costumam beneficiar minorias mais abastadas , sendo assim de acesso impossível aos mais pobres , sem mencionar que ao passo que uma máquina ou robôs por mais fascinantes que possam parecer, roubam o trabalho de milhões , aumentando as tribulações econômicas em face dos índices cada vez maiores de desemprego.
Assim , pergunto : O que atualmente chamam de era digital e da produção infinita tecnológica, seria verdadeiramente progresso ou um desenfreado retrocesso da humanidade na busca de uma suposta '' modernidade '' que debilmente a tem levado à ruína e ao desespero?!
E.T.D