INOVAÇÃO É REPARAR DANOS... Dayana Molina
INOVAÇÃO É REPARAR DANOS HISTÓRICOS por Dayana Molina:
“Muitas pessoas questionam como criar soluções para uma marca com impacto positivo. Estamos dispostos a avançar? Os pilares da sustentabilidade são praticados no limite. A indústria cria tecnologias sustentáveis e pensa que isso é o bastante. Porém é só consequência dos avanços do capitalismo. Criar transformações reais significa gerar impacto social relevante. Nesse sentido, precisamos entender que tecnologia não sustenta muita coisa.
Imaginem uma casa grande com uma super estrutura; espaçosa, decoração impecável, muitos cômodos, aparentemente não falta nada... sabe o que acontece com uma casa linda sem alicerce? Ela desaba! É assim que se posicionam muitas marcas no mundo. Quando você olha a estética, ela parece perfeita. Mas a qualquer momento tudo aquilo pode acabar. Desaba quando a estrutura não é pensada de forma correta.
Aqui no Brasil, deveria ser o primeiro passo. Porém, último. Falar de estruturas é urgente. Reflete o quão não inovamos em quase nada socialmente. Lembrem das injustiças socias contra populações indígenas e negras. Isso não começa pelas marcas e sim pelo público consumidor. É na mão de quem consome que está a solução para mudança. Quem você potencializa economicamente tem feito diferença? Pensa por alguns segundos quais tem. Reflitam quais tem tido práticas inovadoras. Inovação é transformar privilégios de alguns, em acesso para muitos. Menos sustentabilidade falada, mais inovação praticada.”