⁠Mas veja que coisa incrível, o que... Gabriel Brandão dos Santos

⁠Mas veja que coisa incrível, o que realmente dá significado à existência é a vida, mas não a vida puramente animal, mas sim a vida ser senciente.
Pois o própri... Frase de Gabriel Brandão dos Santos.

⁠Mas veja que coisa incrível, o que realmente dá significado à existência é a vida, mas não a vida puramente animal, mas sim a vida ser senciente.
Pois o próprio tempo para que possua, até mesmo um valor variável, depende de alguém com poder de ser observador, a própria matéria e as formas que possui só encontra algum significado, também, se for submetida à um ser que possa observá-la.
De modo que a dependência do universo pra encontrar um sentido pra si mesmo e a necessidade do tempo e das coisas perante o ser humano é realmente algo extremamente profundo.

Já que se tirarmos a vida senciente da equação o que sobra? Apenas matéria e energia em movimento pelo tempo.
O universo poderia ser infinito que existiria só por existir e não importaria o quanto o tempo passasse rápido ou devagar seus efeitos nunca teriam sentido nenhum, pois afinal, quem assistiria ao show que é a existência?
Sendo por isso a idolatria algo tão abominável aos olhos de Deus, pois quem depende de nós para ter significado é a matéria e não o contrário, quem perde toda sua beleza se não estivermos aqui para assistir os pássaros no céu, os sons, contemplar as belezas é o universo.

Não se pergunte qual o sentido da vida, se pergunte qual o sentido de tudo sem você aqui, pois isso sim é triste, é vazio e sem significado nenhum!
Essa é a resposta do motivo de Deus ter tanta tristeza da idolatria, pois é o nível mais baixo que um ser capaz de se perguntar sobre a própria existência pode chegar.
Por fim entenda, você é o ser mais complexo criado por Deus, capaz não só de perceber o mundo físico, mas também interagir com seus elementos.

Aliás, além da idolatria à coisas inanimados derivados da matéria, tome cuidado com idolatria à si mesmo, pois nossa participação na existência, mesmo com esse poder de dar sentido ao universo, é algo insignificante perante o tempo, sendo que o ser senciente realmente importante é Deus devido à sua onisciência, onipresença e onipotência.
Se tem algo que você pode fazer para, ai sim, dar significado à sua própria existência sem que seja limitada pelo tempo é render adoração à Deus, de modo que ele saiba de você e tenha lembranças dos seus feitos, dessa forma, somente dessa forma sua vida pode ter um significado, mesmo que só na memória de Deus!

E nisso está parte da explicação do amor de Deus para conosco, pois você ao o adorar e diminuir-se parente ele, de modo que chame sua atenção, pra Deus não seria o suficiente só ter memória de você.
E é aqui que vamos pro próximo passo que é a graça e a promessa de vida eterna, ora, a prova maior de amor, além da morte de Jesus por nós é sem dúvidas essa promessa, pois afinal, Deus está dizendo a humanidade, eu não quero só ter lembranças de vocês, mas quero vocês aqui comigo na eternidade!
07/05/21