⁠NOME DE DEUS, SOMENTE COM LETRA... Teorilang

⁠NOME DE DEUS, SOMENTE COM LETRA MAIÚSCULA Perdoem-me aqueles que eu não conseguir fazer - me entender. A minha intenção aqui, jamais será parecer-me melhor que... Frase de Teorilang.

⁠NOME DE DEUS, SOMENTE
COM LETRA MAIÚSCULA
Perdoem-me aqueles que eu não conseguir fazer - me entender. A minha intenção aqui, jamais será parecer-me melhor que alguém, ou mais culto ou letrado do que, quem quer que seja. Isto é mais um desabafo do que uma crítica ou uma aula. Refiro-me ao tratamento dirigido a Deus ou a Jesus Cristo quando escrevemos a respeito. Fico abismado quando leio qualquer artigo onde a referência é Deus vem trazendo a letra "d”, no diminutivo. Tanto a palavra Bíblia, como, Deus, entre outras, já deixou, a muito tempo, de ser um substantivo comum para se tornar um substantivo próprio. Se Deus é Único e a mais sagrada das criaturas, por que referir - se a Ele no diminutivo? A não ser que estejamos nos referindo a deuses fictícios. Entenda aqui as formas corretas e (mais simples) de nos referirmos a Ele, mesmo que só moralmente, pois não precisamos de qualquer outro motivo para isto. Quando nos referirmos a Ele, independente da localização na frase, se no início, no meio ou no fim, letra maiúscula sempre. Quando nos referirmos a qualquer situação baseada n'Ele, como pronome pessoal de referência, letra maiúscula na segunda letra, como aí está. Todas às vezes que estivermos referindo-nos a Deus, ou a Cristo, mesmo que sejam usadas outras formas para isto, como, Criador, Pai, Jesus, Jeová, Redentor, Salvador, Senhor, Altíssimo, Provedor, Redentor, Eterno, ou qualquer outra palavra que a Ele se refira, letra maiúscula sempre.
O contrário disto seria pura falta de respeito. Com ou sem apóstrofos, as duas maneiras estão corretas:: d'Ele, n'Ele, d'Aquele, n'Aquele, pel'O. Casos em que a segunda parte, forma masculina, é aplicável a Deus, a Jesus à Maria, etc.; d'Ela, n'Ela, d'Aquela, n'Aquela, pel'A, n'Ela, pel'A. Sei até que, além do próprio corretor ortográfico, vão aparecer os catedráticos e os professores de plantão, não tão favoráveis a estas regras, e eles até teriam razão, em se tratando de gramática pura, porém não como uma reverência ou um cuidado especial a quEm tudo representa no Universo. Portanto, prime por louvá-Lo sempre desta forma, pois é preferível errar na gramática e agradar ao nosso Criador, do que corrermos o risco, até de ignorá-Lo.
(teorilang)