Jesus e Sua Doutrina Você sabe o que... Marcelo Rissma
Jesus e Sua Doutrina
Você sabe o que é uma doutrina?
Uma doutrina é a sistematização ou compartimentação de um ensino ou pensamento que se tornou oficial como verdade de uma instituição, grupo de pessoas ou pessoa; sendo impregnada de valor dogmático (de dogma; aceito como verdade absoluta; incontestável, indiscutível; Que se demonstra de uma maneira autoritária, expresso de um modo impositivo).
Para alguns grupos cristãos, uma doutrina é um conjunto de ensino baseado nos ensinos de Jesus e dos apóstolos, e esse conjunto de ensino é a verdade máxima de Jesus escrita num compêndio de teologia, ou manual denominacional explicados por meio de lógicas.
Quando Jesus ensinava, muitos perguntavam atônitos sobre o que Ele dizia: “Que doutrina é esta”?
A perplexidade deles foi que Jesus não apresentou nada compartimentado, teológico ou empedrado como eles estavam acostumados.
O ensino de Jesus nunca foi uma doutrina sistematizada, mas um ensino relacional-existencial e experiencial com O Verbo Vivo. Jesus nunca sistematizou nada! Quem sistematizou e abusou do uso de semânticas e logicas gregas no ensinamento de Jesus, corrompendo-o, foram os religiosos do cristianismo Constantiano. Foi a partir dos Gregos em diante que o ensino de Jesus se tornou uma doutrina sistematizada com logicas humanas.
Jesus disse que quem desejasse saber se Sua “doutrina” era verdadeira ou não, esse deveria crer, segui-lo, provar e experimentar para saber.
A “doutrina” de Jesus somente pode ser compreendida a partir de uma relação pessoal de fé com Ele.
Quem cria se tornava discípulo; e quem não cria se tornava mais cego ainda. Jesus nunca tentou vencer nada e nem ninguém pela força da intelectualidade, sistematização ou da lógica, pois as logicas humanas não conseguem alcançar o que seja Deus; pois Deus não cabe dentro dos processos limitados do pensar humano.
O convite é para crer! Ou faça como a religião e seus metres: Pense, raciocine, investigue, especule para talvez crer. Eu compreendo muito pouco, mas entendo e aprendo mais a cada dia. Voltemos à simplicidade do Evangelho!
Ótima semana!
No Amor do Abba, Marcelo Rissma.