Exclusão! É na atitude de exclusão ao... Simone Vercosa
Exclusão!
É na atitude de exclusão ao outro que se dão as manobras destrutivas, o empobrecimento interno, acelerando o orgulho, a inveja, a vaidade e a soberba. É exatamente nesta atitude que se dá a aversão ao entendimento, ao amor, à paz, à conciliação, à luz, onde o ser humano perde a capacidade de evoluir, porque ninguém evolui na desordem.
Reconhecer o que não é bom em nós carece de coragem, força, firmeza, autocrítica, disciplina diária, humildade e entendimento, silêncio e reflexão. Quando estamos juntos à luz, compreendemos os fatores importantes e essenciais à vida, a responsabilidade interna e individual de cada um.
Multiplicar e dividir, somar e subtrair. Multiplicar o bem. Dividir o amor. Somar na união. Subtrair o que não é bom. Somos seres imperfeitos, errantes, falhamos muitas vezes, mas o que não podemos deixar acontecer é a ausência desse crescimento interno e a edificação para uma sociedade mais justa e fraterna.
Viver com qualidade, satisfação, alegria, é reavaliar diariamente alguns posicionamentos e decisões. Não adianta somente cuidar externamente; pode até agradar os olhos, mas reafirmo que é necessário o cultivo interno, e este caminho é somente nosso. Exalamos exatamente o que somos, liberando essa energia em volta de nós e refletindo no outro, sendo o transmissor da nossa satisfação, bem-estar e autoridade interna, dando sabor e qualidade às nossas relações, definindo as nossas atitudes e a nossa caminhada.
Disso, não fugimos!