Carta de uma sobrevivente de 2020... Lívia, 18 anos.
Carta de uma sobrevivente de 2020
Não sei se você estará lendo essa carta no ano de 2020, mas você pode ser um dos sobreviventes desse ano tão diferente. Diferente?? Talvez você deve estar se perguntando o porque de eu sentir que ele é um ano diferente e não difícil, como muitas pessoas que também passaram esse ano expressando que foi um ano perdido ou difícil, sim, realmente foi um ano difícil financeiramente para todos, mas não um ano perdido. Se você que está lendo era criança no ano de 2020 e não se lembra muito bem o que estava acontecendo vou te contar uma resumida história. Era final do ano 2019 quando tudo começou, lá na China estava um surto de uma doença que ate então muitos achavam que era uma gripe, nem pensavam que seria um vírus e que dali em diante pararia todo o mundo, e tudo mudaria. Chegou 2020 todos em festas (ano novo tudo novo né, planos, expectativas, mudanças etc.), carnaval aqui no Brasil e todo mundo naquela alegria de que seria o ANO e realmente foi. Um serzinho que havia viajado para o exterior havia contraído esse vírus, mas como ninguém sabia o que era, ele nem sabia que estava com o vírus, e que poderia passar para sua família inteira, mas passou, dali para frente o vírus foi cada vez se expandindo mais, passando de país em país, ate que o mundo estava com o tal vírus, que hoje chamamos do novo CORONAVÍRUS ou se você é intimo COVID19, ( é mais ou menos isso que aconteceu...), e quando o mundo inteiro estava com esse vírus veio o momento difícil, lojas, escola, fabricas, barzinhos, festas, shows, começaram a fechar, e ai entra a parte onde as pessoas interpretam como um ano perdido, eu ouvi muito “Nossa o que será do mundo agora?”, “Meu filho não vai conseguir estudar em casa...”, “Da onde eu vou tirar renda para sustentar minha família?”..., e muitas outras frases, mas o mais difícil foi quando começamos a perder pessoas, vítimas do Corona vírus,(graças a Deus eu não perdi ninguém da minha família). Perder familiares ou conhecidos é difícil em um ano onde tudo ocorre bem, mas agora perder em um ano onde não saberíamos se íamos sobreviver ou onde tudo iria se acabar, é mais difícil ainda.
O ponto que eu quero chegar nessa carta é que para mim não foi um ano perdido, foi um ano diferente, um ano onde coisas que eu jamais imaginaria acontecer, aconteceu, como, parei de falar com pessoas que nunca na minha vida inteira imaginaria para de conversar, mas tem um lado bom, também ganhei pessoas incríveis. Pessoas famosas que eu sigo no Instagram conseguiram realizar sonhos que nem imaginavam que realizaria. Minha tia conseguiu reformar o quarto dela, e fazer a viagens dos sonhos (claro depois que tudo se abriu novamente, e com medidas de prevenção). Eu passei na faculdade dos meus sonhos. Eu beijei uma pessoa que nunca imaginei que beijaria. Fiz os tão sonhados 18 anos (o que para mim não fez tanta diferença). Dei entrada para conseguir tirar a minha carta, e várias outras coisas incríveis. Agora você que está aí do outro lado, já parou para pensar em quantas coisas boas que também aconteceu nesse ano, ou só ficou vivendo as coisas ruins? Pare, reflita e sente as coisas boas, para de ficar pensando que você não é capaz de fazer o seu tão sonhado sonho, você é capaz sim, acredite no seu potencial, que pode ter certeza que conseguirá realiza-lo.
O ano de 2020 ficará guardado na memoria de todas as pessoas que passaram por ele, junto com ele veio a certeza de que juntos seremos um só, por isso sempre agradeça todo os dias, e perdoe todas as pessoas que um dia te magoou.
Lívia, 18 anos.