⁠Definitivamente, não estou no lugar... Irusca Balbino

⁠Definitivamente, não estou no lugar de fala.
Mas dói na minha alma, o sofrimento das pessoas pretas, é asqueroso, vergonhoso e desumano. Vivemos em um país que... Frase de Irusca Balbino.

⁠Definitivamente, não estou no lugar de fala.
Mas dói na minha alma, o sofrimento das pessoas pretas, é asqueroso, vergonhoso e desumano. Vivemos em um país que provavelmente é o mais miscigenado do planeta e mesmo assim o racismo e o preconceito em geral é presente no dia a dia e em absolutamente tudo.
Apesar de ser parda, descendente de africano, índio, caboclo, para a sociedade tenho o privilégio branco e a partir desse lugar, do qual antes eu não entendia muito bem, venho aprendendo bastante e comecei a enxergar as coisas de uma outra ótica. É triste porque a realidade é, que todos somos racistas (mesmo que inconscientemente), está impregnado na nossa cultura, na língua portuguesa, na sociedade em geral. Expressões que são usadas no dia a dia como "A coisa tá preta", "mercado negro", "denegrir", "morena, mulata" e muitas outras, são racistas! Quando nos silenciamos diante de uma situação real de racismo, estamos sendo racistas! Quando nossos colegas de trabalho, amigos, familiares fazem um comentário maldoso e não nos posicionamos estamos sendo racistas. Por fim, a primeira coisa que devemos fazer é nos conscientizar sobre o racismo estrutural do nosso país, é um aprendizado diário em seguida, mudanças de atitudes!! P.S.:Tenho muito orgulho da minha ancestralidade!