O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO NO BRASIL... HUMBERTO Brassioli Corsi
O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO NO BRASIL
Na verdade, o que entendemos de globalização hoje é um reflexo do Mercantilismo ocorrido na Idade Média, por volta do século XVI, resultando nas descobertas de novos continentes, um Novo Mundo. Porém durante suas colonizações via-se nitidamente que pairava no ar uma onda de descontentamento e uma grande sensação de exploração avassaladora em que predominava as Metrópoles sobre suas colônias.
Mas o que isso tem a ver com a globalização de hoje?
Bem, o que podemos dizer é que o tempo passou e não mudou quase nada.
Em sua essência a globalização é benéfica para o mundo, pois numa sociedade conectada tem mais chance de prosperar do que viver isoladamente, feito um sistema feudal. Rege-se o princípio em que todos precisam de todos, semelhante ao conceito de indivíduo.
Principalmente agora em que os meios de comunicações estão cada vez mais veloz, no que tange as informações em tempo real. Uma conectividade plena acessível a todos.
Hoje a globalização trata-se de um processo em que avançou de tal forma que será muito difícil retroagirmos.
Entretanto, não podemos deturpar tal ideia, como tem ocorrido, com as explorações das Potencias Mundiais perante países em desenvolvimento, como no Brasil.
Antes existia um processo no Brasil em que o Mercado ditava suas normas e fluíam, em certo ponto, bem. A cobrança da sociedade perante seus governantes também. Ao passo que com a globalização o nível de informações e comunicações entre os Estados são muito maiores e inevitável. Tornando a população cada vez mais exigente.
Sem contar que a globalização que vigora no mundo, nada mais é do que um beneficiamento dos países detentores do capital iludindo os menos favorecidos. Uma elitização mundial, por deter essa grande Capital, fruto de uma distribuição de renda e explorações históricas sub-humanas, logo possui um maior poder de negociação, muito aquém do princípio em latim “in dubio pro misero”. Gerando desigualdades sociais, assediando-os em sua economia e afetando sua Soberania.
O impacto da globalização na economia brasileira deve ser observado por aspectos positivos e negativos. Esse está ligado às questões de sócio-desenvolvimento de políticas dos governos, facilitando sua governância buscando bem estar comum. Além de a população em si acompanhar a evolução da tecnologia para próprio uso. Este, porém é importante frisar as questões internar e dos interesses de mercado exterior sobre nossa vasta biodiversidade natural evitando exageros e abusos.
Assim tornando o Brasil cada vez mais submisso, pois de certa forma “propositalmente”, sempre está em crises, refém dessa demanda para sanear sua economia. Ficando vulnerável as especulações de grandes investidores que nem ser quer tem o conhecimento da nossa cultura. E como na História nada acontece por acaso e tudo se repete com o tempo, são comportamentos semelhantes a “Colonização Extrativista” oriunda do Mercantilismo.