⁠ Uma sensação de mal estar,... Ângela Cristina Brand

⁠ Uma sensação de mal estar, coração disparado, minhas mãos estão frias, não consigo respirar, que falta de ar, que sensação terrível que estou sentindo, parece... Frase de Ângela Cristina Brand.


Uma sensação de mal estar, coração disparado, minhas mãos estão frias, não consigo respirar, que falta de ar, que sensação terrível que estou sentindo, parece que estou infartando, a impressão que tenho é que vou morrer. Estou cada vez pior, preciso de socorro, meu peito aperta cada vez mais, estou tonto, minhas mãos estão amortecidas, um mal estar intenso, parece que estou enlouquecendo, meu medo aumenta. Estou muito mal!
Quando a pessoa tem um ataque de pânico é desta maneira que ela se sente. Um momento doloroso, que causa medo, angústia, ansiedade e sensação de fragilidade perante a vida. Muitas vezes os sintomas retornam e a síndrome do pânico se instala, causando muitos danos psicológicos, pois a pessoa começa a ficar com medo de ter a crise e associa qualquer mal estar físico com o pânico.
O corpo grita, a mente estremece, a pessoa trava e paralisa. A ansiedade que envolve a doença é elevada, o medo de um novo ataque limita a vida da pessoa, pois demonstra insegurança para realizar muitas atividades, o que acaba levando a pessoa ao isolamento social e não raras vezes á depressão.
O diagnóstico correto, seguido de tratamento medicamentoso e psicológico amenizam as crises e aos poucos a pessoa volta a sentir confiança para retornar às suas atividades.
Só você que passou por isso pode realmente entender o real significado deste transtorno. E quantas vezes ouviu que "isso não era nada", que era "frescura", "chilique", ou "paranóia." Saiba que você não está sozinho, muitas pessoas estão sofrendo com este mal e a informação deve ser cada vez mais difundida. Todos estamos sujeitos a desenvolver uma doença, por isso, devemos eliminar o preconceito e respeitar a dor do outro. Empatia sempre!