1º Preste atenção aos seus... Arcélio Alberto Preissler
1º Preste atenção aos seus sentimentos, imagens e diálogos internos, pois são respostas da tua Parte interna.
2º Preste atenção na maneira como as pessoas reagem a você, e aprenda com os resultados.
3º Anote o que lhe acontece, tenha um diário, ou use o computador, ex: plano de vida acompanhe o que ocorre com você e assinale pontos de repetição, objetivos, metas, resultados, muitos já usam, e é mais barato do que pagar para alguém guiar você para fora de seus ciclos limitantes, não é? Compara seu EU do (passado) com o EU do (presente) e do EU do (Futuro), alguns mais pretensiosos até se comparam com o seu eu de (vítima).
4º Conscientize-se das ocasiões em que esteve na mesma, ou similar situação difícil, e conseguiu evoluir, reaprenda com aquilo, volte àquele momento e traga esses recursos para este contexto de agora, ou crie outros recursos no futuro, trazendo-os para o momento.
5º Aceite-se como um ser humano real, com direitos e obrigações, fragilidades e virtudes, alguém que está em constante aprendizado, superando limitações com os recursos disponíveis do momento, mesmo que a maioria das vezes de forma não-consciente.
6º Não se veja como vítima oprimida ou impotente, pois é assim que muitos dos sem atitude, conquistam e justificam fervorosamente suas auto-derrotas, culpando outros por seus estados emocionais e comportamentos, portanto: se veja como um realizador, e o MAIOR responsável pelos seus próprios resultados!
7º Aceite a mortalidade e suas limitações do ontem, pois no hoje você sabe mais do que ontem, e amanhã saberá ainda mais para prolongar sua vida com qualidade, e sua evolução, se assim você se dedicar também para esses resultados.
8º Faça suas escolhas, e se não as tiver, crie as possibilidades para tê-las e defenda-as, pois ter uma SÓ resposta de comportamento para um contexto é não ter escolhas, isso caso decida sair de um possível ciclo limitante.
9º Sedimente o caminho para a sensibilidade e responsabilidade com você mesmo, e com os outros também.
10º Comemore o sucesso e o fracasso, e volte mentalmente para trás conferindo os passos que deu para chegar até ele, pois vale a pena aprender e trocar esse conhecimento com outros, e por outros resultados!