O uso desleal da tecnologia pode... Nildinha Freitas
O uso desleal da tecnologia pode arruinar a democracia.
Estamos vivendo outros tempos, onde, basicamente, todos nós estamos conectados por alguma rede social, onde a distância parece não mais existir. A vida da gente está sendo mais exposta, e para sermos notados nos tornamos reféns do Instagram, do Facebook, do whatsapp, dentre outras formas de conectar com menor capacidade de alcance global.
Um mundo de informações nos chegam, diariamente, e grande parte dos que usam as redes sociais ainda não são capazes de discernir o que é verdade do que é mentira.
A conectividade ganhou o poder de diminuir a capacidade de pensar, de ser crítico e analítico, e uma parcela da sociedade segue acreditando, sem questionar, em tudo o que se publica como sendo verdade absoluta.
As pessoas estão cada vez mais polarizadas, de um lado a sensatez, a empatia e do outro a insensatez e o egoísmo.
Mas, onde entra a questão da democracia no que estou falando?
A democracia corre risco de morrer por causa da manipulação das informações, que são maquiadas com o intuito de criar mentiras, ou meias verdades. Pensei até que isso só acontecia a nível nacional, internacional, mas tenho visto também na esfera dos municípios, principalmente, agora em que estamos vivendo um ano eleitoral. Imagens, vídeos e prints sofrem interferências da ação humana, com o intuito de influenciar, negativamente, os eleitores na escolha de seus candidatos.
Mentiras são plantadas, suposições são postas na mesa dos que estão conectados e de forma inconsciente, muitos abraçam como se fossem verdades, sendo influenciados por não serem aptos a fazerem uma análise coerente.
A democracia corre risco, mas por aqui nem sei se ela de fato ainda existe, talvez, ela já esteja no leito de morte e tem gente que só sabe calar, seguindo feito gado em direção ao matadouro.