Certamente todos desejamos saber como... Marcial Salaverry

Certamente todos desejamos saber como podemos fazer para facilitar o que vai acontecendo em nossa vida... Creio que 12 em cada 10 pessoas adorariam saber como..... Frase de Marcial Salaverry.

Certamente todos desejamos saber como podemos fazer para facilitar o que vai acontecendo em nossa vida... Creio que 12 em cada 10 pessoas adorariam saber como...
Ósculos e amplexos,
Marcial

É BOM SABER COMO FACILITAR A VIDA
Marcial Salaverry

É fácil entender que a tendência natural do ser humano, é procurar uma maneira mais fácil para fazer as coisas. Aliás, essa é uma tendência lógica e natural, seguindo o velho ditado que diz que se podemos simplificar, pra que complicar? Sempre haverá uma maneira mais simples de se fazer o que é difícil, ou que nos pareça complicado, embora nem sempre dá certo...

Trata-se de uma grande verdade, só que por vezes isso nos vai levando a uma acomodação natural, tantas são as facilidades que vamos descobrindo para cumprir nossas obrigações, sempre procurando “dar um jeitinho” para acertar tudo, ao invés de tentar levar a coisa até o fim, resolvendo o problema de uma maneira mais acertada.

Muitas vezes essa simplificação termina por estragar a qualidade do trabalho apresentado, mas conseguimos terminá-lo, embora imperfeito, mas acabado. Não teria sido melhor um esforço maior para fazer a coisa bem feita? Mas que foi mais fácil, certamente foi...

Por vezes ficamos horas procurando uma saída que simplifique a solução, mas se tivéssemos ocupado esse tempo para efetuar o trabalho pela maneira convencional, ele já estaria pronto, enquanto ainda procuramos a bendita saída, que nem sempre é encontrada...

Contudo, há uma grande verdade, pois é graças à criatividade desses “buscadores de solução” que o progresso se baseia. São eles os responsáveis pelos inventos que hoje facilitam nossa vida. Sempre procurando a “melhor maneira” de se executar determinado trabalho... Eles perderam tempo, deixaram muitas vezes de cumprir suas obrigações, com suas idéias sempre avançadas para a época em que viviam, mas é verdade que hoje colhemos os frutos da “loucura” desses “malucos”, como certamente cada um deles foi chamado à sua época.

Todavia, existe um outro tipo de pessoa que busca facilidades para sua vida. São aqueles que sempre estão à espera de que alguém faça as coisas por si. Tudo para elas é “difícil”, e encontram imensas dificuldades para as mais simples tarefas, sempre esperando que alguém descubra como fazer...
Nesse caso, geralmente seus pais sempre lhes facilitaram tudo quando crianças. Preferiam fazer as lições de casa para elas do que ter o trabalho de as ensinar. Até mesmo as mais simples tarefas domésticas. Preferiam encarregar-se de tudo, para não sobrecarrega-las...
Sempre é mais fácil fazer as coisas por alguém, do que ensiná-la a fazer. Ensinar, sempre dá trabalho. Mas é a melhor maneira de fazer as coisas.

Muitas vezes as crianças pediam uma explicação e, para não perder tempo, faziam tudo, desobrigando-as de pensar nas soluções, esquecendo-se de que “é melhor ensinar a pescar, do que já dar o peixe pronto para comer”.
Como resultado, temos esses adultos incapazes de viver por si. Sua criatividade, seu espírito de iniciativa foram de tal maneira bitolados no sentido de esperar que outros resolvam seus problemas, que se recusam a pensar para soluciona-los. Recusam-se a viver.

Li uma frase de Philips Brooks, muito interessante, aplicando-se ao assunto:
“Nunca ore suplicando cargas mais leves, e sim ombros mais fortes.”

Uma grande verdade, pois se temos pela frente algo que precisamos fazer, ao invés de procurarmos quem o faça por nós, temos que ter a disposição para executar a tarefa, precisamos procurar dentro de nós os recursos que nos permitam ao menos tentar, e se conseguiremos ou não, é outro problema, mas devemos ao menos tentar, e se não for possível sozinhos, procurar uma ajuda é interessante. Alguém que nos ajude, que colabore conosco, que nos ensine, mas não alguém que faça por nós.

Temos apenas que conhecer nossos limites, e fazer aquilo que estiver dentro de nossa capacidade. Precisamos conhecer nossas limitações, e procurar na medida do possível, ir ampliando nossos conhecimentos, conseguindo assim, os “ombros mais fortes”, que nos permitirão abrir novos caminhos.

Para facilitar tudo, espero que consigam fazer de cada dia, sempre UM LINDO DIA, sem esperar que as coisas “caiam do céu...”