⁠Se eu tivesse apenas uma hora para... Randaylton Santos

⁠Se eu tivesse apenas uma hora para cortar uma árvore, eu usaria os primeiros quarenta e cinco minutos afiando meu machado. (Desconhecido). Modificando essa fra... Frase de Randaylton Santos.

⁠Se eu tivesse apenas uma hora para cortar uma árvore, eu usaria os primeiros quarenta e cinco minutos afiando meu machado. (Desconhecido).

Modificando essa frase para o nosso contexto/nosso modo de viver sendo lutadores, vamos substituir o machado pelo nosso corpo e a árvore por nossos adversários, medos e obstáculos.
Quando entrei no mundo da luta e comecei a competir, minhas preocupações eram: quem será meu adversário? E se ele for melhor que eu? E se eu tomar uma surra? E se chegar a hora da luta e eu não conseguir fazer tudo o que sei?
Não precisei de muito tempo para excluir isso da minha cabeça e criar autoconfiança em mim.
Depois de uns três campeonatos em que lutei, aprendi que devemos nos preocupar em como anda nosso treinamento, em como andam nossas metodologias de treinos, como está a minha dieta, estou treinando o bastante?
Aprendi a afiar o machado (corpo e mente) antes de cortar a árvore (adversário).
Hoje em dia, vejo colegas de treinos ansiosos para a luta, mas que não estão afiando o machado, e quando chegam na hora de cortar a árvore, não conseguem e o resultado é negativo (derrota).
Não se preocupe com a árvore, se preocupe em afiar o seu machado, com ele afiado não importa o tamanho da árvore!